Um dos modelos mais amados e queridinho dos consumidores da Honda vai se despedir após anos de mercado
A resposta da Honda à Yamaha levou dois anos, mas quando finalmente chegou, trouxe alegria aos adeptos da marca. Em 1982, a Honda lançou sua primeira motocicleta off-road montada no Brasil, marcando um grande avanço em relação à importada Honda XL 250, que era uma raridade nas estradas brasileiras nos anos 1970.
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Uma das inovações mais notáveis foi o sistema Pro-Link na suspensão traseira, com um monoamortecedor progressivo que oferecia tanto conforto quanto um excelente desempenho em terrenos acidentados. O motor de um cilindro com 22 cavalos compensou o considerável peso da XL 250, que chegava a 130 kg.
Em 1984, o modelo passou por uma revisão significativa, recebendo um motor de quatro válvulas radiais no cabeçote (RFVC – Radial Four Valve Chamber) e, em vez de um carburador único, passou a ter dois carburadores. Essas modificações elevaram a potência para 25 cavalos e o nome da motocicleta foi alterado para XLX 250.
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Em 1987, voltou a ter um único carburador, mas manteve seu sucesso, mesmo com a chegada da XLX 350R, uma forte concorrente da própria Honda, que surgiu em 1987 a partir da lendária “xiselão”.
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Com seu design resistente e desempenho confiável, a XLX 250 rapidamente se tornou uma das motocicletas preferidas dos motociclistas brasileiros. A Honda produziu essa motocicleta no Brasil até 1994.
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Até hoje, a XLX 250 é lembrada com carinho pelos entusiastas das trilhas e estradas off-road do Brasil, e ainda é possível encontrar algumas unidades em bom estado rodando pelo país. Apesar de não estar mais em produção, a Honda XLX 250R continua sendo apreciada por sua durabilidade, confiabilidade e desempenho, representando um marco importante na história da Honda no Brasil.
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Especificações Técnicas: A Honda XLX 250 estava equipada com um motor de quatro tempos, refrigerado a ar, com uma capacidade de 249 cc. Esse motor produzia uma potência máxima de 22 cavalos a 7.500 RPM e um torque máximo de 2,2 kgf.m a 6.000 RPM. A motocicleta possuía uma transmissão de 5 velocidades e partida elétrica.
A XLX 250R contava com suspensão dianteira de garfo telescópico e suspensão traseira de balança com amortecedor hidráulico. Seus freios eram a disco tanto na roda dianteira quanto na traseira, com um sistema de freios combinados. O peso da motocicleta era de aproximadamente 136 kg e o tanque de combustível tinha capacidade para 12 litros.
Na época de seu lançamento, a XLX 250 era considerada uma motocicleta de alto desempenho e tecnologia avançada para sua categoria, oferecendo aos motociclistas uma combinação de desempenho, segurança e conforto.
Qual o valor mais barato da moto Honda?
O modelo mais acessível da Honda no Brasil é a Pop 110i, com um preço inicial de R$ 9.010, sem incluir o custo do frete. Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou uma nova série de patentes que revelam que a Honda solicitou o registro de uma nova motocicleta no Brasil. A notícia foi divulgada em 12 de julho de 2023.
Fonte: G1 e Vivendo Duas Rodas.