A Netflix revolucionou a forma como os telespectadores consumem o audiovisual. Afinal, o serviço on demand possibilita o público assistir o que quiser e na hora que quiser.
Estamos em um mundo onde a correria toma conta das nossas vidas, onde queremos tudo rápido e por isso, aquele filme ou série favorita pode ser sintonizada no melhor horário da nossa agenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Rival na espreita: Reinado da Netflix é aterrorizado e gigante do streaming é aniquilado por novo queridinho
O streaming se tornou uma febre no Brasil exatamente por isso, por oferecer ao telespectador moderno o controle total de suas vidas, sem hora marcada, como é na forma tradicional na TV aberta, por exemplo.
Acontece que a Netflix segue líder em seu segmento e investindo cada vez mais em produções. Mas em contrapartida, um serviço bastante popular foi extinto após 2 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a plataforma teve que ser suspensa em território Russo, por conta da guerra contra a Ucrânia de acordo com informações da CNN Brasil em março de 2022.
A decisão da gigante do streaming veio após a invasão à Ucrânia e a saída de diversas indústrias, que foram obrigadas a abandonarem o território, devido às sanções aplicadas e, também, como uma forma de apoio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a Netflix tinha pelo menos 1 milhão de assinantes na Rússia e operava no local há menos de um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O OUTRO SERVIÇO QUE DEU ADEUS EM PAÍS?
Já o outro serviço suspenso pela plataforma de streaming foi pela negativa de cumprir ordens do Governo Russo.
Em fevereiro de 2022, a plataforma se negou a cumprir uma Lei que determinava que ela deveria transmitir ao menos 20 canais russos de forma gratuita, incluindo o Channel One Rússia, conhecido como TV Pública Russa.
“Dadas as circunstâncias, decidimos suspender nosso serviço na Rússia”, disse o porta-voz da Netflix.
Além disso, semanas antes, a Netflix divulgou uma carta para acionistas afirmando que perdeu 700.000 assinantes com o encerramento dos serviços na Rússia e que esta teria sido a 1ª queda global de assinantes em uma década.
Os regulamentos, supervisionados pelo regulador de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, exigem que serviços audiovisuais com mais de 100.000 assinantes naquele país distribuam 20 canais de notícias, esportes e entretenimento gratuitos, exigência essa que não foi aceita pela gigante do streaming.
COMO FOI CRIADA A NETFLIX?
No dia (29) de agosto de 1997, o streaming foi inaugurado por Marc Randolph e Reed Hastings. Enquanto Marc tinha formação acadêmica em geologia e experiência específica em marketing, Reed era um graduado em matemática com especialização em inteligência artificial.
Eles tiveram a ideia de alugar DVDs pelo correio. Testaram o conceito enviando um DVD para si mesmos, e chegou intacto. Assim surgiu o projeto Netflix.
Ambos já estavam imersos em suas respectivas áreas de atuação, mas compartilhavam um interesse por empresas e modelos de negócios comuns que operavam no ambiente online, como a Amazon e o Google de acordo com informações do portal Canal Tech.
A primeira sede da Netflix foi localizada originalmente em Scotts Valley, Califórnia, antes de ser distribuída para Los Gatos, no condado de Santa Clara. Por sua vez, no Brasil a plataforma deu início em suas atividades em meados de setembro de 2011.