O comunicado do Banco Central que atinge bancos como Itaú, Santander e mais
O Banco Central, a entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país, fez um comunicado abordando o fim da poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o decreto da autarquia acaba atingindo bancos como Itaú, Santander e outros, com nada mais, nada menos que dois alertas para encerramento, que vocês conferem nesta quarta-feira (17).
Bom, poucos sabem que existe uma maneira que poderá desativar a sua conta poupança. De acordo com informações do UOL, obtidas pelo Procon, o cliente poderá ter a conta poupança finaliza por não usá-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, seja qual for o banco poderá cancelar a sua conta, caso você não a movimente por mais de seis meses.
A decisão do Banco Central é válida para todas as instituições financeiras, como Itaú, Bradesco, Santander e outras. Porém, o cliente deverá ser informado trinta dias antes do encerramento da conta-poupança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade”, disse o Procon ao UOL.
E não para por aí. Também existe outra forma para o cliente acabar com a sua conta poupança nas instituições financeiras. Mas, essa maneira visa a vontade do cliente, uma vez que ele poderá encerrar a sua conta a qualquer momento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Nubank e +11 bancos: Nova lei armada do PIX atinge em cheio correntistas a partir de 2025
● Alerta aos que tem 10 mil na poupança hoje (21/11): Serasa crava decreto do Banco Central sobre seu saldo
● Presidente do Banco Central emite alerta de FIM do cartão de crédito e crava substituto em 2025
Para isso, o brasileiro deverá ir até a sua agência bancária e entregar uma declaração por escrito sobre o fechamento. Em seguida, a instituição financeira irá pedir para que assine a declaração e iniciará o procedimento do fechamento, que poderá durar até 30 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio do seu portal oficial, o Banco Central destaca um comunicado sobre o assunto: “Obanco deve encerrar a conta quando verificar irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave. Nas situações de CPF suspenso, cancelado ou nulo, a instituição financeira deve comunicar ao depositante a intenção de rescindir o contrato, estipulando prazo para eventual regularização da pendência, o qual não poderá ser superior a noventa dias”, diz.
“Além disso, o banco pode encerrar a conta por falta de interesse, uma vez que a abertura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes. Nesse caso, porém, o cliente deve ser previamente informado”, esclarece.
“O encerramento pela instituição não inclui a possibilidade de encerramento automático por desuso por parte do cliente nem por inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF)”, pontua o banco.
Tem como reativar uma conta poupança cancelada?
Caso tenha o número da conta corrente ou poupança, o cliente deve ir à sua agência com o número da caderneta e o RG e pedir o saldo.
Se houver recursos, o consumidor poderá sacar o dinheiro ou pedir a reativação da conta.