Entenda detalhes sobre conta aberta na Caixa Econômica e o que pode fazer com que ela seja derrubada
Em parceria com o Governo Federal, a Caixa Econômica atende mais de 150 milhões de pessoas no Brasil. São diversas opções de contas, diante de uma ampla concorrência com novas e antigas instituições financeiras.
Uma delas é a Poupança Social Digital, que é gratuita. Nela, é possível fazer transferências, PIX, saques, pagamentos, entre outras modalidades. Esse tipo de conta pode ser aberta sem custos e tem sido uma das mais procuradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2020, a plataforma é usada também para o pagamento de auxílios sociais, como o Bolsa Família. O programa, para quem não sabe, ajuda mais de 21 milhões de residências e se transformou no principal canal de distribuição de renda do país.
Porém, é preciso ficar atento. Recentemente, a Caixa Econômica divulgou um comunicado explicando sobre o encerramento da Poupança Social Digital. Ela não tem prazo de validade, mas, em algumas situações, pode ser fechada, caso o usuário fuja às regras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se houver irregularidades, o banco pode dar fim ao acesso à plataforma, impossibilitando futuras movimentações e pagamentos. “Caso o CPF vinculado à conta se torne irregular junto à Receita Federal, a conta será encerrada pela própria Caixa”, disse em nota.
“Por determinação do Banco Central, sempre que a Caixa verificar irregularidade na conta, deve promover o encerramento. […] Quando regularizar o seu CPF, caso tenha benefício social a receber, uma nova poupança será aberta para o pagamento”, acrescenta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Regularizei meus documentos, como posso abrir uma nova Poupança Social Digital?
Se a situação já estiver certa e registrada na Receita Federal, o pedido de reabertura pode ser feito através do aplicativo Caixa Tem. Por isso, é necessário estar sempre com os dados atualizados.