VAI ACABAR?

Fim de serviço da UBER no Brasil tem confirmação crucial hoje (21) dos motoristas e isso que acontecerá agora

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Empresa Uber (Foto: Reprodução, Pronatec)

Após anos reinado no país, Uber vive seu pior momento no Brasil e motoristas se mostram apreensíveis sobre fim da empresa

A Uber chegou ao Brasil em 2014, com atuação inicial no Rio de Janeiro. A segunda cidade a receber o aplicativo foi São Paulo, seguida por Belo Horizonte. Segundo dados recentes, mais de 500 cidades brasileiras contam com os serviços da empresa, realizados por cerca de 1 milhão de motoristas e entregadores parceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser o segundo mercado da Uber no mundo, o Brasil ainda está longe dos Estados Unidos, país natal do serviço e que responde por mais de metade do faturamento da Uber no mundo. Em 2018, a empresa faturou 6 bilhões de dólares no país.11 de abr. de 2019. Agora em 2023, a empresa vive um momento difícil no país.

Contudo, acontece que enquanto o governo federal discute com empresas e associações propostas para estabelecer regras para a relação entre motoristas e entregadores e os aplicativos, uma decisão da Justiça aumentou a urgência sobre o tema.

Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Uber foi condenada a pagar uma indenização de R$ 1 bilhão e a contratar formalmente os motoristas ligados ao aplicativo, segundo decisão do juiz do Trabalho Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo.

Além disso, o juiz considerou que a empresa “se omitiu” em relação à obrigação de cumprir a legislação do trabalho.

“A sonegação de direitos mínimos, a desproteção social, o ser deixado à margem, foram atitudes tomadas pela ré (Uber) de forma proposital. Ou seja, ela agiu dolosamente no modo de se relacionar com seus motoristas”, diz a decisão.

A Uber informou que vai recorrer da decisão. “E não vai adotar nenhuma das medidas elencadas na sentença antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados”.

No entanto, a empresa argumenta que há insegurança jurídica e que a decisão foi oposta ao que ocorreu em julgamentos de ações de mesmo teor propostas contra outras plataformas.

Aplicativo Uber (Foto: Reprodução, BBC News)

“A decisão representa um entendimento isolado e contrário à jurisprudência. Essa que vem sendo estabelecida pela segunda instância do próprio Tribunal Regional de São Paulo em julgamentos realizados desde 2017, além de outros Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho”. Diz a empresa por fim, em nota encaminhada à BBC News Brasil.

Contudo,  motoristas temem que a empresa possa deixar o Brasil após esses últimos acontecimentos.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile