Está endividado? Conheça a lei que isenta esses CPFs e aproveite
A notícia de uma lei, ainda desconhecida por muitos, está agitando a população ao prometer trazer alívio financeiro aos brasileiros que enfrentam o peso de dívidas acumuladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei do Superendividamento surge como um alívio financeiro para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC/LOAS, além de pessoas em situação de vulnerabilidade.
É importante frisar que, mesmo que você não se enquadre na lista de CPFs que podem se beneficiar da lei, estar informado pode ajudar amigos e familiares que possam se encontrar nessa delicada situação. Veja como ela funciona!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lei do Superendividamento
Com o objetivo de proteger aqueles que enfrentam acumulação excessiva de dívidas, a legislação proporciona a oportunidade de renegociar débitos e eliminar juros abusivos.
Aqueles cujas dívidas comprometem o sustento próprio e de seus dependentes podem aproveitar os benefícios, desde que atendam aos critérios estabelecidos, como renda insuficiente, boa-fé ao contrair as dívidas e ações voltadas para necessidades básicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ser beneficiado por essa proteção, a legislação também estabelece limites para as instituições de crédito, garantindo que empréstimos não levem os consumidores a um endividamento excessivo.
É importante destacar que a Lei do Superendividamento foca especialmente em proteger pessoas idosas, analfabetas, doentes ou em estado de vulnerabilidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As dívidas abrangidas por essa lei estão relacionadas ao consumo e vinculadas a instituições financeiras, incluindo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- contas de água, luz, telefone, gás;
- boletos, carnês e empréstimos;
- crédito;
- parcelamentos em geral.
Entretanto, não se iluda pensando que todas as dívidas foram perdoadas. A legislação não cobre débitos contraídos de má-fé ou decorrentes de fraudes.
Além disso, impostos, multas de trânsito, pensão alimentícia em atraso, financiamento imobiliário, crédito rural e produtos/serviços de luxo ainda não fazem parte dessa lista de isenção.
Se você se enquadra na proteção da Lei do Superendividamento, não perca tempo! Busque orientação legal em órgãos como Fórum, Defensoria Pública ou Procon.
Caso sua dívida se encaixe nos critérios, elabore um plano de pagamento que se adeque à sua realidade financeira, e uma audiência conciliatória será agendada para negociar com os credores sob supervisão judicial.
Por fim, é importante frisar que a noção de uma dívida que não requer pagamento por parte de aposentados não implica em isenção completa, mas, sim, na chance de reorganizar suas condições financeiras e livrar-se dos encargos de juros abusivos.
Onde tirar dúvidas sobre a aposentadoria?
Para tirar dúvidas sobre aposentadoria, você pode recorrer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e seus canais de atendimento assim como o aplicativo do Meu INSS, consultar advogados especializados em direito previdenciário também pode ser uma boa opção.