Nova lei de trânsito faz com que os brasileiros comemorem o fim das multas para os seguintes veículos
As multas realmente deixam qualquer brasileiro desestabilizado financeiramente, mas, uma nova lei promete acabar de vez com essa cobrança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque uma determinada categoria de veículos agora não vai mais precisar pagar as multas que leva durante o dia a dia de serviço.
Segundo informações do Portal do Trânsito, a Lei 14.599/23, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi publicada no Diário Oficial da União. A nova lei modificou mais de 50 artigos do CTB e, entre eles, determinou que não existe mais infração de circulação, parada ou estacionamento relativa aos veículos de emergência, ainda que não identificados ostensivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS COMO ASSIM?
“A nova regra amplia o disposto no atual Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito que se referia apenas à constatação fotográfica de equipamentos fixos. Agora, não há nenhuma infração cometida por estes veículos, quando relacionada à circulação, parada ou estacionamento”, diz um especialista ao portal.
Para quem não sabe quem está incluso, são os veículos de emergência, que estão livres de infração de trânsito de circulação, parada ou estacionamento, aqueles destinados a socorro de incêndio e salvamento, aos de polícia, aos de fiscalização e operação de trânsito e às ambulâncias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, aqueles veículos responsáveis pela emergência do dia a dia, que fazem a utilização de faixa exclusiva de ônibus, estacionamentos proibidos, limites de velocidade e também ultrapassadas no semáforo vermelho, agora serão isentos.
Isso porque, como muitos sabem, em situações de emergência para resgate ou qualquer outra ocasião, como no caso dos policiais, é de uso extremo que os veículos possam quebrar algumas leis de trânsito que para pessoas comuns isso não seria permitido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mais, as regras e leis do Código Brasileiro de Trânsito estão normais para os veículos de uso civil do cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE