EITA

Fim das transmissões, sinal cortado e despedida ao público: O adeus de canal da Record, após lutar para seguir no ar

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Investimento da Record passa por crise e tem fim cravado (Foto: Montagem: TVFOCO)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Record faz investimento milionário em emissora, mas crise muda os planos e as transmissões são encerradas

A Record, sem sombra de dúvidas, é uma das maiores emissoras do país, com mais de 70 anos de história no Brasil, sendo o canal mais antigo da TV em atividade até hoje. Propriedade de Edir Macedo, a rede teve que enfrentar uma grande crise e acabou tendo que encerrar as transmissões de um canal, além de ter o sinal cortado e cravar adeus. A seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.

Com uma trajetória tão longa, a emissora atravessou diversos momentos importantes para a mídia, assim como as demais emissoras de TV no Brasil. Porém, um investimento milionário em um canal no passado não deu certo como era esperado. O que acabou resultando em um grande problema financeiro, que levou ao fim de suas transmissões

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada nos anos 90, por Roberto Montori, a Rede Mulher nasceu com a proposta de oferecer uma programação diversificada voltada principalmente as mulheres. No entanto, segundo a ‘Wikipédia’, foi incorporada a Record em 1999, após o investimento milionário de Edir Macedo, no entanto, teve um triste fim. Vale dizer que, o custo rendeu um verdadeiro estouro aos cofres do bispo.

Record encerrou as transmissões de canal (Foto: Divulgação)

Vale dizer que, segundo as informações, na época, a Rede Família, de Edir Macedo, investiu alto, com gastos em torno de US$ 1 milhão no lançamento do canal. Sua programação misturava entretenimento e jornalismo, onde a grade era dividida entre moda, beleza, culinária, saúde, comportamento e notícias. Porém, houve uma reformulação depois dos novos donos.

Mudanças e início da crise

Logo após a compra da Record, a Rede Mulher passou por uma série de mudanças nos bastidores, incluindo alterações na gestão e na programação. O investimento milionário da Igreja Universal do Reino de Deus trouxe uma nova visão para a emissora. Com um foco maior em conteúdos alinhados aos princípios da igreja.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, logo nos primeiros meses, a nova gestão retirou alguns programas do ar devido a conflitos de conteúdo com seus princípios. Pouco depois, a sede da Rede Mulher foi transferida para as instalações antigas da Rede Record, em Moema, marcando uma integração mais estreita entre as duas emissoras.

Rede Mulher (Foto: Reprodução/YouTube)

Em setembro de 2000, investindo cerca de U$ 500 mil, a Rede Mulher adquiriu um novo sistema de captação e finalização digital. O objetivo planejado para esse alto investimento era realizar reformas nos estúdios, lançar novos programas para iniciar um novo e próspero capítulo do canal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E foi em dezembro de 2004, quando as coisas começaram a ficar ruins para o lado da emissora. A Rede Mulher enfrentou um processo de racismo junto a Record na 5ª Vara Cível Federal, devido à exibição de programas considerados ofensivos para religiões afro-brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora, que na época se defendeu alegando que os “programas são de responsabilidade de quem os produz”, teve que lidar com o desafio de enfrentar um baixo desempenho no IBOPE, o que fez o Grupo Record tomar uma medida radical. Lançando o canal Record News, um canal de notícias 24 horas por dia. Que gradativamente tomou o lugar da Rede Mulher, que teve as transmissões encerradas em setembro de 2007.

Após crise financeira, a emissora, comprada pela Record por U$ 1 milhão, precisou sair do ar (Foto: Divulgação)

Quem é dono da Globo?

Roberto, João e José Marinhos continuam à frente dos negócios herdados do pai, o jornalista Roberto Marinho (1904-2003). No entanto, já delegaram alguns poderes às novas gerações. O atual presidente da Globo é Paulo Marinho, 47 anos, filho de José Roberto.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile