A instituição fechou milhares de agência deixando clientes e funcionários em choque
É indiscutível que os bancos são uma parte importantíssima do sistema financeiro de um país. No Brasil, por exemplo, instituições como Bradesco faz parte do dia a dia de milhões de cidadãos que estão em constantes transações bancárias.
E por falar na instituição financeira, hoje falaremos sobre o fechamento de 100 unidades do Bradesco. Ocorre que, a notícia sobre o encerramento em larga escala de agências do banco, incluindo em áreas estratégica como São Paulo, gerou muito descontentamento e indignação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A escolha da instituição de realizar cortes tão significativos é considerada inaceitável por muitos, causando apreensão entre clientes, colaboradores e comunidades locais.
Isso porque, o emprego bancário está em desacordo com a tendência nacional. Enquanto o mercado de trabalho brasileiro registrou avanços em 2023, com aumento do emprego formal, crescimento na massa salarial e redução na taxa de desemprego, o setor bancário viu o fechamento de 6.135 postos de trabalho, conforme dados do Novo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego. Nos últimos cinco anos, houve a eliminação de 20,5 mil empregos no setor bancário.
Diante desse cenário, em fevereiro desse ano, o Sindicato dos Bancário e Financiários de São Paulo, Osasco e Região promoveu uma manifestação em frente a uma agência do banco do Bradesco na praça Floriano Peixoto, região sul da capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo foi denunciar as demissões e o fechamento de unidades bancárias, que estão afetando tanto os funcionário quando os clientes.
No ano de 2023, apesar de registrar um lucro de R$ 16,3 bilhões, o Bradesco escolheu reduzir sua força de trabalho em 2.159 postos e fechar 169 agências, 173 postos de atendimento e 77 unidades de negócios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maria de Lourdes, conhecida como Malu, líder sindical e bancária do Bradesco, enfatiza: “Estamos lutando pelos nossos direitos e empregos. Os bancários merecem respeito e um ambiente tranquilo para trabalhar. É inaceitável que um banco como o Bradesco demita tantos trabalhadores, muitos dos quais são pais e mães de família, sobrecarregando aqueles que permanecem na instituição e, muitas vezes, sofrem assédio moral e pressão para atingir as metas estabelecidas pela gestão do banco”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO ABRIR UMA CONTA NO BRADESCO?
Primeiramente é necessário localizar uma agência do Bradesco, reunir a documentação exigida para a criação da conta, sendo RG, CPF, comprovante de residência e de renda, assinar os contratos solicitados pela instituição, e por último receber os dados de acesso da conta poupança para poder usar os benefícios.