BOMBA

Fim de 157 agências do Itaú no Brasil deixa correntistas e bancários em povorosa

17/10/2024 às 14h02

Por: Larissa Caixeta
Banco / Itaú - Montagem: TVFOCO
Banco / Itaú - Montagem: TVFOCO

O Itaú voltou a causar a indignação de clientes e bancários. Isso porque o banco demitiu e fechou agências em 2024. Gerando grande pânico

O Itaú, sem sombras dúvidas, é uma das maiores instituições financeiras do Brasil. Entretanto, o banco esteve no centro de uma grande polêmica por conta do fechamento de 157 agências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia, como era de se esperar, causou um verdadeiro reboliço entre os clientes e, principalmente, os funcionários que acabaram sendo demitidos do Itaú de forma inesperada.

Aliás, o mais surpreendente de tudo é que o Itaú vem de excelentes índices no primeiro semestre de 2024. Para se ter uma pequena dimensão, os lucros foram superiores a R$ 19 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal Sindicato dos Bancários, o Itaú obteve Lucro Líquido Recorrente Gerencial (que exclui efeitos extraordinários) de R$ 19,843 bilhões no primeiro semestre de 2024.

Itaú coloca fim em agências e demite empregados

  • O Itaú voltou a ser assunto em todo o país;
  • Isso porque mesmo com lucros o banco demitiu e fechou agências;
  • O Itaú fechou 1.785 postos de trabalho em doze meses;
  • Além disso, o banco fechou 157 agências;
  • Bancários e clientes estão revoltados.

Itaú fecha agências e demite funcionários

Assim, a soma representa alta de 15,5% em relação ao mesmo período de 2023. A receita com prestação de serviços e tarifas bancárias cresceu 4,1% em doze meses encerrados em junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, mesmo com tantos lucros, o Itaú acabou com alguns empregos. Ao final do segundo trimestre de 2024, a holding contava com 86.293 empregados no país.

Ou seja, o Itaú fechou 1.785 postos de trabalho em doze meses. A informação gerou revolta, pelo menos garantiu Valeska Pincovai, diretora-executiva do Sindicato e bancária do Itaú.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O alto lucro obtido pelo Itaú comprova que o banco não tem necessidade de cortar postos de trabalho. Pelo contrário, deveria contratar mais funcionários para reduzir a sobrecarga”, disse ela.

Se não bastassem as demissões de milhares de funcionários, o Itaú ainda fechou agências. Isso porque, entre junho de 2023 e junho de 2024 foram encerradas 157 unidades no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ao seguir fechando agências, o Itaú exclui ainda mais pessoas dos serviços bancários, sobretudo nas periferias e os mais idosos, menos escolarizados”, disparou Valeska Pincovai.

Considerações finais

O Itaú deu o que falar por conta de suas últimas escolhas. Isso porque mesmo com lucros, o banco encerrou 1.785 postos de trabalho em doze meses. Além disso, a instituição fechou 157 agências. Os bancários e clientes estão pavorosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o maior banco do mundo?

Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros.

Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.

Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões corporativos. Além disso, ele está presente em mais de 46 países.

Veja mais notícias sobre os bancos no Brasil.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Bancários demissão
Itaú
Itaú agências
Itaú demissão

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.