Falência

“Falência”: Fim de 2 bancos populares confirmado por Ana Paula Araújo no BDBR deixa correntistas sem chão

25/07/2024 às 18h28

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Falência de Banco (reprodução - Internet)

Ana Paula Araújo paralisa o Bom Dia Brasil com o fim de dois bancos populares e correntistas sem chão

Os Estados Unidos da América, em março do ano passado, estavam buscando formas de conter o impacto na bolsa de valores após o anúncio da falência de um dos mais renomados bancos dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Ana Paula Araújo: “Vamos conferir como foi o impacto mundial da Bolsa de Valores após o anúncio da falência de dois bancos nos Estados Unidos”.

Segundo o Bom dia Brasil, o Departamento do Tesouro e os reguladores federais insistiram que não havia risco sistêmico, após a falência do Sillicon Valley bANK, para o sistema bancário como um todo que pudesse causar uma repetição do colapso cataclísmico de 2008 enquanto corriam contra a abertura dos mercados asiáticos com medidas para impedir uma corrida aos bancos pequenos ou regionais dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eles anunciaram medidas emergenciais que garantirão os depósitos dos clientes do SVB. Os reguladores também fecharam o Signature Bank, outra instituição que ameaçava entrar em colapso, e garantiram que seus clientes fizessem um acordo semelhante. Os contribuintes dos EUA não financiarão nenhuma das duas medidas, disseram as autoridades.

O QUE FOI A CRISE DE 2008 DOS BANCOS NOS EUA?

O drama do SVB invocou os fantasmas e a raiva do eleitor por resgates concedidos a banqueiros ricos que causaram a crise de 2008 por causa de ganância e investimentos de alto risco, o pior desastre financeiro desde a década de 1930.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ressaltando a extrema sensibilidade dessa história, um funcionário do governo disse a repórteres que movimentos extraordinários para garantir depósitos de clientes do SVB por um mecanismo de seguro federal não equivalem a um resgate.

“Não são fundos do contribuinte”, disse o funcionário, acrescentando que o patrimônio do banco não será sustentado e que os detentores de títulos serão “eliminados”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas um jogo de culpa política já estava em erupção – um sinal de como uma Washington disfuncional e polarizada e um sistema político já estressado pelas acaloradas trocas iniciais de uma nova eleição presidencial podem lutar para lidar com uma crise financeira verdadeiramente ameaçadora.

Alguns republicanos acusaram Biden de desencadear uma onda de gastos de vários trilhões de dólares que causou alta inflação e forçou o Federal Reserve a uma estratégia de alta taxa de juros que tornou alguns bancos mais vulneráveis.

Outros criticaram as autoridades federais pelo fracasso em evitar o colapso do SVB em primeiro lugar, reacendendo uma rixa de longa data sobre o papel do governo na economia.

banco
falência

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.