Eduardo Paes é o atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro e é pré-candidato a reeleição
2 estações de metrô, bem no coração do Rio de Janeiro (RJ), atinge em cheio milhares de cariocas. Inclusive, Eduardo Paes, Prefeito da cidade está ciente da situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, Paes foi Vereador (1997-1999) e, posteriormente, Deputado Federal (1999-2007) pelo Rio de Janeiro.
No segundo mandato do Prefeito César Maia (2001-2004), foi nomeado Secretário de Meio Ambiente (2001-2002), como aponta o site oficial da Prefeitura do RJ.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre 2007 e 2008 foi Secretário Estadual de Turismo Esporte e Lazer do Governo Sérgio Cabral, deixando o cargo após eleger-se pelo PMDB.
Foi Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, por dois mandatos (2009-2016). Já em 2021 voltou para a Prefeitura e tenta a reeleição atualmente em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESTAÇÕES DE METRÔ FANTASMAS?
Acontece que o transporte público é de grande importância em grandes metrópoles principalmente, e o metrô exerce um papel crucial nesse sentido.
Inclusive, o metrô da cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1979. Na opinião de muitas pessoas, o serviço poderia ser bem melhor, com mais estações, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Bilhete Único traz FIM vital do pagamento no ônibus, metrô e CPTM para salvar 3M de paulistas
● 25 estações, 32km e R$ 38 BI na mesa: Nova linha de metrô é confirmada por Tarcísio no coração de SP
● Alerta: Globo confirma atitude comum nas estações que está cancelando o Bilhete Único com todo saldo
O que pouca gente sabe é que na capital existem 2 estações secretas, que nunca tiveram suas obras finalizadas e hoje estão completamente paradas, sem uso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mais antiga dessas estações fantasmas é uma que fica na Carioca. Sim, já existe estação no local. Porém, essa plataforma que hoje em dia está inutilizada, fica 15 metros abaixo da parada atual.
O objetivo era que essa estação, atualmente fantasma, recebesse, nos anos 1980 e 1990, passageiros e vagões da Linha 2.
Porém, por falta de recurso, a obra paralisou e assim ficou, incluindo durante os 3 mandatos de Eduardo Paes.
Desse modo, as Linhas 1 e 2 passaram a ter plataformas na única estação do Largo da Carioca que teve uso de fato.
“Omitir a plataforma da Linha 2 para a imprensa e o grande público sempre foi conveniente para os Governos e para a concessionária”, declarou Miguel Gonzalez do blog Metrô do Rio. (Não oficial).
QUAL OUTRA ESTAÇÃO NÃO SAIU DO PAPEL?
Outra estação de metrô que também parou no tempo é localizada em Botafogo, Zona Sul, próximo ao Shopping Rio Sul.
No local, era para estar a Morro de São João. Contudo, foi mais uma plataforma que virou fantasma de acordo com informações do portal Diário do Rio.
Em 1988, a Promon Engenharia criou um estudo para construção da estação São João, permitindo o acesso ao centro comercial Rio Sul.
Nos anos que seguiram, tanto o Shopping Rio Sul quanto moradores da região lutaram para que a estação passasse a ser utilizada.
No ano de 2007, o Estado do Rio de Janeiro renovou a concessão por 30 anos com o Metrô Rio.
Dois anos depois, em 2009, um abaixo-assinado solicitando a construção da estação com 20 mil assinaturas foi entregue ao Governo do Estado. Porém, a mesma segue fechada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
2 estações de metrô não saíram do papel e mesmo na gestão de Eduardo Paes e outros governantes, a situação não mudou.
Portanto, os cariocas foram impactados por não terem 2 alternativas de transportes públicos. Morro de São João e uma segunda linha Carioca são 2 estações de metrô fantasmas do Rio de Janeiro.
QUANTO CUSTA A PASSAGEM DO METRÔ RIO?
Atualmente, a passagem do Metrô no Rio de Janeiro custa R$ 7,50. No entanto, há uma tarifa social reduzida de R$ 5,00 para aqueles que possuem o Bilhete Único Intermunicipal devidamente cadastrado.