Em meio às quatro décadas de história, o transporte metroviário já teve grandes projetos em andamento e alguns deles nunca foram concluídos
O Metrô do Rio de Janeiro, que é um dos mais importantes do país, tem 44 anos de atividades. No entanto, em meio às trocas de governo, surgiram importantes planos para a expansão dos trilhos, que até chegaram a sair do papel, mas não foram finalizados.
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Um deles é o projeto inicial da Estação Carioca. Para quem não sabe, antes do formato atual, uma outra construção teve início a 15 metros abaixo. Porém, ela foi interrompida e abandonada, virando um verdadeiro espaço fantasma para o transporte público.
Segundo site Metrô do Rio, a proposta era de que essa estação recebesse, entre as décadas de 80 e 90, os passageiros e vagões da Linha 2. No entanto, a falta de recursos fez com que as obras fossem interrompidas e transformadas em um outro esquema que, por fim, deu certo.
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“Economizou muito dinheiro, mas sua operação piorou consideravelmente. O assunto também passou a ser embaraçoso para ela. Omitir a plataforma da Linha 2 para a imprensa e o grande público sempre foi conveniente para os Governos e para a concessionária”, disse o jornalista Miguel Gonzalez na publicação feita em 2021.
“A obra deveria ter sido feita e concluída desde 1981. A plataforma da Linha 2 foi visitada por menos de cem pessoas desde a paralisação da obra. Mas a Linha 2 deveria estar recebendo cerca de 70 mil pessoas na hora do rush. Por que o Ministério Público nunca obrigou o Estado a concluir esta obra?”, questionou o comunicador no texto.
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Esta, no entanto, não foi a única. Ainda de acordo com a publicação, existe uma outra estação, também abandonada, na região de Botafogo, na Zona Sul. Parte de um antigo plano de expansão, a linha tinha como meta atender aos moradores do Morro de São João, mas, assim como a Carioca, acabou virando “assombração” para o poder público.
Quantas estações tem o Metrô do Rio de Janeiro?
Hoje, o Metrô possui 41 estações, 3 linhas em atividade e 14 pontos de integração. O valor atual da passagem é de R$ 7,50, sendo uma das mais caras do país. O fluxo médio, fora da alta temporada, é de 651 mil passageiros por dia, como revelaram os dados do Data Rio.
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