Coisa boa
Falência, venda e portas fechadas: O fim de 2 montadoras de moto no Brasil após anos e Honda soltando fogos
23/02/2024 às 22h05
Honda entra em alegria após duas grandes montadoras de motos decretarem a falência
Honda começa a pular de alegria com falência de duas grandes montadoras de motos, após elas não conseguirem sustentar.
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Primeiro, vamos falar da FBM (Fabrica Brasileira de Motocicletas), sediada em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.
Segundo informações da Moto One, A fabricante de motos foi fundada no ano de 1973, iniciando em um pequeno galpão fabricando motos simples off-road e ciclomotores em parceria com a argentina Zanella.
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Com o passar dos anos o negócio foi crescendo e no ano de 1979 a FBM atingiu seu melhor momento, ao lançar a FBM 125 Rallye e a FBM 125, uma street.
Ganhando destaque no cenário nacional, a fabricante de motos começou a perceber a concorrência nos anos 80, quando a Honda e Yamaha, também apostaram no mercado das motocicletas de baixa cilindrada.
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A expansão da marca aconteceu em 1984, quando lançou parceria tecnológica e operacional com a MZ (Motorradwerke Zschopau) e a IFA (Industrieverband Fahrzeugbau), dois anos depois da FBM alterou seu nome social e passou a ser conhecida como MZ Simson do Brasil.
Ao longo dos anos a marca lançou vários modelos, sendo que alguns deles, são disputados até hoje por colecionadores. A empresa faliu em 30 de setembro de 1987, após enfrentar uma crise financeira interna e acabar vendida à um grupo da Malásia.
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O QUE ACONTECEU COM A BÖHMERLAND?
Outra rival da Honda que decretou fim foi a Böhmerland, segundo o portal Andar de Moto, Böhmerland foi uma fabricante de motos Checa que nasceu em 1924 e manteve actividade até à segunda guerra mundial.
Durante a sua existência, nos anos 20, a Böhmerland foi conhecida pelas suas motos fora do comum, que apresentam grandes distâncias entre eixos e 2, 3 e ou 4 lugares, ou ainda pela introdução das jantes de alumínio e pinturas com cores vivas.
A Langtouren da Böhmerland é ainda reconhecida como a moto de produção em série mais comprida, com uns impressionantes 3,2 metros de distância entre eixos.
100 anos depois a Böhmerland ressuscita com a criação de um modelo com um preço de quase 60 mil euros. A Böhmerland 21 apenas surgiu graças a Peter Knobloch, empresário que detém uma empresa especializada em impressão 3D e a Jan Hrbek, o seu designer.
Aparenta não possuir suspensão traseira, mostrando simplesmente umas molas no assento para conforto do motociclista. Na frente, a forquilha tem molas exteriores que se destacam pela sua cor vermelha.
A sua unidade motriz de 600 cc apresenta uma configuração monocilindrica, arrefecida por ar e água, que produz uns saudáveis 46,9 cv de potência e 60 Nm de binário, perfeitamente capazes de mover o conjunto que reclama um peso de apenas 154 kg. O preço não é tão leve, pois na etiqueta constam uns expressivos 58.000€.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]