Empresas aéreas no Brasil vivem o mesmo terror da rival e poder declarar falência logo
Para quem não sabe, a Gol é uma das maiores companhias aéreas do Brasil e do mundo, mas, desde o início do ano ela sofre com alguns problemas financeiros.
A Gol recebeu aprovação de um tribunal dos Estados Unidos para um empréstimo de US$ 1 bilhão, depois de sanar preocupações de um grupo de credores que temiam ser preteridos na operação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Gol já aguardava autorização para um empréstimo de US$ 950 milhões na modalidade “debtor in possession” (DIP) no âmbito do seu plano de recuperação judicial nos EUA, mas permitiu que credores que contestavam o DIP contribuíssem com US$ 50 milhões adicionais no novo financiamento e recebessem juros sobre a nova dívida, disse o advogado da Gol, Justin Cunningham, em uma audiência em Manhattan.
Segundo o Estado de Minas, outras 3 companhias aéreas também decretaram o fim de suas produções no Brasil.
Varig
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) chegou a ser a principal companhia do Brasil e uma das maiores do mundo.
Criada pelo alemão Otto Ernest Meyer, a expansão da empresa aconteceu nos anos 1940 com voos internacionais na América do Sul. Em 1955, surgiram os voos para os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A companhia aérea se destacava pela qualidade do atendimento ao passageiro, que chegou a ser premiado como o melhor do mundo em 1979 pela revista americana “Air Transport World”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a partir da década de 1990, a Varig começou a ter prejuízo em seu balanço financeiro após a entrada, no país, de novas companhias estrangeiras. No início dos anos 2000, o crescimento da TAM e a entrada em operação da GOL no mercado acirraram a concorrência na aviação doméstica.
Em 2005, a companhia entrou em recuperação judicial e, dois anos depois, foi vendida para a GOL. A falência da Varig foi decretada em 2010.
Vasp
A Viação Aérea São Paulo (Vasp) foi fundada em 1933 por um grupo de empresários de São Paulo.
A companhia enfrentou dificuldades logo no início e, em 1935, foi estatizada pelo governo de São Paulo. Na década de 1990, ela foi novamente privatizada. O empresário Wagner Canhedo promoveu uma grande expansão internacional, com voos para a Ásia, Estados Unidos, Canadá e Europa, além de comprar empresas estrangeiras.
Esse crescimento, porém, foi muito maior que a capacidade da empresa. Em crise financeira, ela atrasou pagamentos e colocou em risco até a manutenção dos aviões. Alguns chegaram a ser proibidos de voar. A situação se agravou e, em 2005, a companhia teve sua autorização de operação cassada e deixou de voar. Três anos depois, a falência foi decretada.
Transbrasil
Criada originalmente em 1955 com o nome de Sadia Transportes Aéreos, a empresa surgiu para transportar carne fresca de Santa Catarina para São Paulo. Com o sucesso da atividade, em 1961, a Sadia comprou a Transportes Aéreos Salvador, ampliando sua participação no mercado aéreo nacional.
Nos anos 1990, a companhia apostou em voos internacionais para se recuperar, mas a situação não melhorou. Em dezembro de 2000, com a morte de Omar Fontana, a crise na empresa se agravou. Um ano depois, a companhia teve sua falência decretada, a pedido da General Electric Capital Corporation, que disse não ter recebido o pagamento de uma dívida de US$ 2,6 milhões, referente a aluguéis de aviões e turbinas.
QUAL O SIGNIFICADO DO NOME DA GOL?
O nome “Gol” significa sucesso, conquista, alegria, vitória e possui a mesma pronúncia em qualquer lugar do país e do mundo. A nova companhia recebeu autorização jurídica do Departamento de Aviação Civil, que regulava o setor de aviação comercial no país, em 8 de dezembro de 2000.