ADEUS
Falência, proibição e transmissões encerradas: O fim de 3 emissoras rivais da Globo no Brasil
28/06/2024 às 2h13
Grandes canais de TV foram revolucionários no país, mas acabaram encerrando as atividades
Antes de dominar a audiência nacional, a Globo enfrentou outras importantes emissoras na televisão aberta. Uma delas, que é ainda mais antiga, foi maior que a atual líder, mas teve um fim trágico diante do público.
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Pioneira da TV brasileira, a Rede Tupi foi responsável por lançar programas como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Repórter Esso, apresentado por Heron Domingues. O falecido jornalista chegou a trocar o trabalho por um contrato com o grupo da família Marinho.
Segundo o Estadão, na década de 80, alguns anos após a morte do fundador, Assis Chateaubriand, a emissora enfrentou problemas financeiros e caiu em falência. Na época, o Governo Federal derrubou a concessão para que seguissem no ar, trancando o prédio deles.
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Canal foi vítima de perseguição e teve transmissões encerradas
Entre 1963 e 1970, a TV Excelsior marcou época no Brasil. Um dos diferenciais era em torno das séries internacionais, além dos shows de comédia e musicais. Mas, segundo a Folha de S. Paulo, o grupo enfrentou uma forte pressão durante a Ditadura Militar, até ter que encerrar suas atividades.
Antiga casa de Marcos Mion, emissora mudou de dono e saiu da TV aberta
Lançada nos anos 90, a MTV Brasil, que trazia música, cultura pop e humor, deu popularidade para diversos apresentadores que estão na mídia. Entre eles, Zeca Camargo, Astrid Fontenelle e Marcos Mion, que hoje comanda o Caldeirão na Globo.
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Em 2013, após mais de duas décadas, o grupo acabou trocando de administração e foi para a televisão fechada. De acordo com os antigos donos, do Grupo Abril, as contas vinham “fechando no vermelho” desde 2009, o que causou o encerramento do antigo formato.
E a Globo, está falindo?
Apesar das alterações financeiras, a empresa da família Marinho segue com faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, todas essas mudanças e demissões são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado midiático.
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Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]