Canais perderam a permissão de seguir com as transmissões e foram obrigados a sair do ar
Globo, Band e Record estão entre as principais emissoras da TV aberta. Mas, há alguns anos, a concorrência era ainda mais forte do que hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de perder as eleições para Lula, o ex-presidente Bolsonaro chegou a declarar que, se dependesse dele, o canal da família Marinho perderia a concessão para continuar no ar. Porém, o político não teve potência suficiente para acabar com o grupo.
No passado, outras emissoras não tiveram a mesma força e, ao contrário da Globo, foram obrigadas a encerrar as atividades. Entre elas, a Rede Tupi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 44 anos, o canal foi extinto da programação, depois de ser responsável por sucessos que marcaram época, como Direito de Nascer, Repórter Esso, Silvio Santos, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Mazzaropi. O jornalista Assis Chateaubriand foi o fundador, nos anos 50.
Segundo o Estado de S. Paulo, após a morte do responsável, em 1968, a emissora passou a enfrentar problemas financeiros. Foram processos, greves, demissões e dívidas que começaram a se acumular cada vez mais, causando a perda de sua concessão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV Excelsior
No ar entre 1963 e 1970, a antiga transmissora marcou época no Brasil. Um dos diferenciais era em torno das séries internacionais, além dos shows de comédia e musicais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lamentavelmente, a companhia midiática enfrento forte pressão durante a Ditadura Militar, até ter que encerrar suas atividades. De acordo com a Folha de S. Paulo, foram diversas derrotas judiciais e prejuízos financeiros, até que o presidente Médici decretou seu fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TV Continental
Assim como a Excelsior, a emissora também foi cassada pelo político-militar. Uma das principais memórias é sobre a transmissão do jogo entre as seleções brasileira e inglesa, em 1959.
Foram 11 anos entre os principais canais abertos, mas, em meio a uma crise financeira e o despejo do próprio prédio, o encerramento foi inevitável. Na época, o Jornal do Brasil anunciou que Médici assinou o decreto cassando a concessão, aconselhado pela CONTEL.
Como funciona a concessão de rádio e TV no Brasil?
Toda grande empresa de comunicação precisa de uma autorização formal do Governo Federal para seguir com as atividades. O prazo de renovação varia entre cada de tipo de veículo, sendo necessário estar em dia com as contas e a documentação para ser assinado.