PODE IR SE DESPEDINDO...
Abandono e assombração: Fim de 3 estações populares do metrô de SP gera choque e abala 12M de paulistas
24/07/2024 às 22h49
Alguns dos projetos do transporte público da capital do estado foram paralisados, enquanto outros tiveram modificações ou nem chegaram a sair do papel
O último Censo revelou que, em 2024, a população da cidade de São Paulo se aproxima dos 12 milhões. Dentro desse número, segundo o boletim, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público diariamente, fazendo baldeações de ônibus, trens e metrôs.
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Apesar da superlotação, a junção do trio facilita a vida de muita gente, unindo todos os cantos da cidade. O munícipio, visto como um importante centro financeiro, é referência para as cidades de outros estados, onde as extensões são menores ou, em algumas delas, inexistentes.
No entanto, entre as diversas trocas de governo, existiram grandes projetos que poderiam tornar o metrô ainda mais relevante. Esta semana, um vídeo no TikTok viralizou entre os internautas, apontando alguns dos serviços que estavam em andamento, mas foram abandonados.
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Parte deles nunca chegaram a sair do papel, enquanto outros se tornaram “fantasmas” ou foram modificados ao longo dos anos. Segundo a publicação, a Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, teria sido planejada para fazer o trajeto que hoje é feito pela privatizada Linha 4-Amarela.
Já a Moema tinha como proposta ligar a Linha 1-Azul com a Linha 2-Verde, fazendo uma conferência também com a Paraíso. Porém, nada foi concluído. Na República, existiam 3 outras plataformas “assombradas” que acabaram sendo demolidas para dar espaço à ViaQuatro.
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Após a repercussão, não houve pronunciamento oficial entre os responsáveis, mas, através do institucional, é possível ver que a responsabilidade fica por conta do Governo de São Paulo. “O [metrô] é controlado sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos”, aponta.
Qual o valor da passagem de ônibus de SP?
Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado na unidade de R$ 4,40 sobre os serviços. Já nos metrôs e trens, a passagem subiu para R$ 5.
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Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]