PODE IR SE DESPEDINDO...

Abandono e assombração: Fim de 3 estações populares do metrô de SP gera choque e abala 12M de paulistas

24/07/2024 às 22h49

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
O Metrô de São Paulo é referência para outras cidades (Foto: Agência Brasil)

Alguns dos projetos do transporte público da capital do estado foram paralisados, enquanto outros tiveram modificações ou nem chegaram a sair do papel

O último Censo revelou que, em 2024, a população da cidade de São Paulo se aproxima dos 12 milhões. Dentro desse número, segundo o boletim, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público diariamente, fazendo baldeações de ônibus, trens e metrôs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da superlotação, a junção do trio facilita a vida de muita gente, unindo todos os cantos da cidade. O munícipio, visto como um importante centro financeiro, é referência para as cidades de outros estados, onde as extensões são menores ou, em algumas delas, inexistentes.

Metrô de São Paulo
A Linha 4-Amarela de São Paulo, considerada uma das mais importantes da cidade, é privatizada e administrada pela empresa ViaQuatro (Foto: Metrô CPTM)

No entanto, entre as diversas trocas de governo, existiram grandes projetos que poderiam tornar o metrô ainda mais relevante. Esta semana, um vídeo no TikTok viralizou entre os internautas, apontando alguns dos serviços que estavam em andamento, mas foram abandonados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parte deles nunca chegaram a sair do papel, enquanto outros se tornaram “fantasmas” ou foram modificados ao longo dos anos. Segundo a publicação, a Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, teria sido planejada para fazer o trajeto que hoje é feito pela privatizada Linha 4-Amarela.

Metrô de São Paulo
Existiam 3 plataformas previstas para a Estação República, mas elas foram demolidas para dar espaço à Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro (Foto: Agência Brasil)

Já a Moema tinha como proposta ligar a Linha 1-Azul com a Linha 2-Verde, fazendo uma conferência também com a Paraíso. Porém, nada foi concluído. Na República, existiam 3 outras plataformas “assombradas” que acabaram sendo demolidas para dar espaço à ViaQuatro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a repercussão, não houve pronunciamento oficial entre os responsáveis, mas, através do institucional, é possível ver que a responsabilidade fica por conta do Governo de São Paulo. “O [metrô] é controlado sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos”, aponta.

São Paulo, CPTM
Dos quase 12 milhões de habitantes da capital paulista, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público, dividido entre os ônibus, trens e metrô (Foto: Agência Brasil)

Qual o valor da passagem de ônibus de SP?

Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado na unidade de R$ 4,40 sobre os serviços. Já nos metrôs e trens, a passagem subiu para R$ 5.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque
Metrô de SP

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.