PODE IR SE DESPEDINDO...

Abandono e assombração: Fim de 3 estações populares do metrô de SP gera choque e abala 12M de paulistas

O Metrô de São Paulo é referência para outras cidades (Foto: Agência Brasil)

O Metrô de São Paulo é referência para outras cidades (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns dos projetos do transporte público da capital do estado foram paralisados, enquanto outros tiveram modificações ou nem chegaram a sair do papel

O último Censo revelou que, em 2024, a população da cidade de São Paulo se aproxima dos 12 milhões. Dentro desse número, segundo o boletim, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público diariamente, fazendo baldeações de ônibus, trens e metrôs.

Apesar da superlotação, a junção do trio facilita a vida de muita gente, unindo todos os cantos da cidade. O munícipio, visto como um importante centro financeiro, é referência para as cidades de outros estados, onde as extensões são menores ou, em algumas delas, inexistentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Linha 4-Amarela de São Paulo, considerada uma das mais importantes da cidade, é privatizada e administrada pela empresa ViaQuatro (Foto: Metrô CPTM)

No entanto, entre as diversas trocas de governo, existiram grandes projetos que poderiam tornar o metrô ainda mais relevante. Esta semana, um vídeo no TikTok viralizou entre os internautas, apontando alguns dos serviços que estavam em andamento, mas foram abandonados.

Parte deles nunca chegaram a sair do papel, enquanto outros se tornaram “fantasmas” ou foram modificados ao longo dos anos. Segundo a publicação, a Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha, teria sido planejada para fazer o trajeto que hoje é feito pela privatizada Linha 4-Amarela.

Existiam 3 plataformas previstas para a Estação República, mas elas foram demolidas para dar espaço à Linha 4-Amarela, administrada pela ViaQuatro (Foto: Agência Brasil)

Já a Moema tinha como proposta ligar a Linha 1-Azul com a Linha 2-Verde, fazendo uma conferência também com a Paraíso. Porém, nada foi concluído. Na República, existiam 3 outras plataformas “assombradas” que acabaram sendo demolidas para dar espaço à ViaQuatro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a repercussão, não houve pronunciamento oficial entre os responsáveis, mas, através do institucional, é possível ver que a responsabilidade fica por conta do Governo de São Paulo. “O [metrô] é controlado sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos”, aponta.

Dos quase 12 milhões de habitantes da capital paulista, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público, dividido entre os ônibus, trens e metrô (Foto: Agência Brasil)

Qual o valor da passagem de ônibus de SP?

Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado na unidade de R$ 4,40 sobre os serviços. Já nos metrôs e trens, a passagem subiu para R$ 5.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile