Conheça as 3 estações “fantasmas” de São Paulo que foram abandonadas e se encontram em cenário deplorável e até mesmo assustador
O Metrô de São Paulo, além de eficiente, é um dos sistemas de transporte mais importantes.
Desde sua inauguração em 1974, ele tornou-se um símbolo de eficiência e modernidade, transportando diariamente milhões de passageiros por uma rede que conecta diversos pontos da maior metrópole da América Latina.
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Além disso, o Metrô também carrega um valor histórico e cultural. Sua construção marcou um período de modernização da infraestrutura urbana brasileira, sendo vista como um grande marco para a engenharia do país.
Estações icônicas, como a Sé e a República, não são apenas centros de transporte, mas também verdadeiras obras de arquitetura, muitas vezes abrigando exposições de arte e projetos culturais.
No entanto, nem tudo no Metrô de São Paulo é motivo de celebração. Entre projetos inacabados e abandono, surgem as chamadas “estações fantasmas”, estruturas construídas que nunca cumpriram seu propósito original e permanecem em estado deplorável.
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Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal São Paulo Secreto, a equipe especializada em transporte público do TV Foco traz três casos, com algumas dessas histórias, que até hoje deixam milhares de paulistas e paulistanos sem chão.
Estação Pedro II:
Se você já passou pelas estações do Itaquera até a Barra Funda pela Linha 3-Vermelha, já deve ter reparado na estação Pedro II, não é mesmo? Porém, o que muitas pessoas não sabem é que ela deveria ser ainda mais útil ao paulistano:
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- Isso porque ela foi projetada para compor todo o ramal sudeste-sudoeste, ou seja, a atual Linha 4-Amarela.
- O governo estadual chegou a construir a plataforma de embarque, que nunca viu sua inauguração e serve atualmente como depósito.
- No entanto, os projetistas do Metrô traçaram outro rumo para a linha, tirando a estação Pedro II do itinerário.
Ramal Moema:
Outro projeto deixado de lado foi a construção do Ramal Moema na Estação Paraíso:
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- O projeto visava ligar as linhas 1-Azul e 2-Verde a Moema, com trilhos construídos em paralelo à avenida 23 de Maio.
- Mas, a ideia não vingou, mesmo com cerca de 200 metros do ramal já construídos.
Porém, as plataformas e túneis que atenderiam à linha ainda podem ser vistos dentro da estação, como uma “lembrança fantasma” …
Estação República.
Por fim, temos o caso das três plataformas fantasmas da estação República.
- Erguidas durante o governo de Paulo Maluf, acabaram abandonadas em 1983 e “esquecidas” até 2004.
- Após esse período, elas foram demolidas para dar início às obras de implantação da atual Linha 4-Amarela.
Qual é a maior estação de Metrô de São Paulo?
De acordo com o portal Wiki, a maior estação do Metrô de São Paulo é a Estação Sé, localizada no coração da cidade. Ela funciona como ponto de integração das Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, recebendo cerca de 600 mil passageiros diariamente.
Considerações finais:
O Metrô de São Paulo, além de ser um ícone da cidade, esconde um passado de projetos inacabados.
Estações como Pedro II, com sua plataforma fantasma, e a República, com suas plataformas abandonadas, são exemplos de como planos grandiosos foram deixados de lado.
Por fim, o Ramal Moema, com seus túneis inacabados, completa o quadro das chamadas “estações fantasmas”, um lembrete de um passado onde a expansão do metrô não seguiu os planos iniciais.
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