Antes de se consagrar no mercado, a italiana enfrentou outras grandes concorrentes que acabaram sumindo do mapa nacional
Hoje, a Fiat está entre as gigantes automotivas globais, com mais de 100 anos de história. Mas, ao longo de todo esse tempo, a companhia europeia teve importantes rivais nesse setor que movimenta bilhões no mundo todo.
No Brasil, a Chrysler foi uma delas. Entre 1967 e 1981, a subsidiária brasileira da marca americana teve papel importante nas concessionárias nacionais. O grupo havia se fundido com a Volkswagen e disparou o portfólio da empresa que segue em atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, segundo o Auto Entusiastas Classic, quando a VW comprou as ações da empresa, ela desligou por completo o controle dos antigos donos. No início dos anos 80, a Chrysler do Brasil encerrou suas produções e, gradualmente, sumiu do mapa.
Corona Viaturas e Equipamentos
Fundada no estado de São Paulo, a fabricante fez sua estreia em 1979. O maior sucesso, aliás, foi inspirado na própria Fiat, criando o Dardo, que era uma versão brasileira do italiano X1/9. Além do carro, eles também produziram carrocerias para caminhões.
De acordo com o site Lexicar, em 1983, o projeto do veículo foi comprado por um empresário interiorano, que extinguiu o nome dos antigos donos e passou a fabricar o modelo sob a marca Grifo até 2004. Esse marcou o fim definitivo da antiga montadora no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Envemo
Entre 1966 e 1995, a marca fez um enorme sucesso ao lançar um automóvel estético e potente, que chegou a ser exportado para a Europa e os Estados Unidos. Chamando atenção pelo estilo, o Super 90 foi um clone do Porsche e já veio com fórmula pronta.
Ainda segundo o Lexicar, apesar de oferecer qualidade, os preços acima do padrão fizeram com que a fabricante despencasse em vendas. Antes dos anos 2000, eles foram obrigados a decretar falência e sumiram do mercado, dando total espaço às empresas rivais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao Atacadão e falência decretada: Fim de 3 doces n°1 da infância dos brasileiros deixa país sem chão
● Calote de mais de R$ 8M e falência decretada: O adeus de rede de supermercado, rival do Assaí
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
Quais as principais marcas de carro no Brasil?
O mercado nacional é um dos mais rentáveis para as companhias do setor. Um ranking do Autoesporte revelou que Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Hyundai lideraram as vendas do país no ano passado. Renault, Jeep e Nissan também apareceram na lista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE