Três shoppings populares, como o Bourbon, lidaram com o triste fim em São Paulo após fracasso, dívidas e até demolição
Diariamente, milhares de paulistanos passam o tempo livre nos principais shoppings de São Paulo, como o Bourbon, seja para passear, comer ou se divertir em cinemas e teatros.
Na capital, há diversos empreendimentos para passar o tempo livre, mas, aos longo dos anos, os paulistanos tiveram que lidar com o encerramento de três shoppings populares, como o Bourbon.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 14, iremos lembrar o fim dos três empreendimentos, que lidaram com o fechamento, demolição e até a falência de um deles. Todos ainda são lembrados com carinho pelos cidadãos.
Primeiramente, iremos relembrar do encerramento do Shopping Capital. Inaugurado em maio de 2006, contava com 170 lojas e um campus do Centro Universitário Capital (Unicapital).
O Shopping Capital foi construído pela Instituição Luso-Brasileira de Educação e Cultura (Ilbec), para servir como centro comercial com lojas, praça de alimentação e até salas de aula nos três últimos andares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Localizado na avenida Paes de Barros, em São Paulo, o empreendimento agradou os clientes logo de cara. Porém, seus primeiro problemas surgiram após a constatação da construção.
Enquanto o projeto apresentado e aprovados pela PMSP previam a construção de 31.546 metros, a construção foi erguida com 59.433 metros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido ao fato de sua construção ter passado dos limites permitidos pela legislação municipal, o centro comercial já pagou multas de mais de 39 mil reais, além de já ter sido fechado três vezes, de acordo com o Jornal Extra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho de 2008, a subprefeitura da Mooca chegou a fechar o empreendimento pela terceira vez e só poderia voltar a funcionar após passar por reformas.
Porém, isso não aconteceu. Após o fechamento, houveram algumas tentativas de leilão da construção por parte de seus proprietários, que nunca saíram do papel.
Mart Center
No ano de 1988, o São Paulo Mart Center inaugurou como centro comercial de moda na zona norte da cidade de São Paulo e tornou-se um dos populares quando o assunto era moda.
O empreendimento possuía cerca de trezentas lojas e um estacionamento para 4 mil veículos. O sucesso era tanto que no ano de 1990, o local passou a ter eventos e feiras.
No ano de 1990, visando na expansão, o Mart Center iniciou obras no terreno ao lado, que sediaria o Hotel Mart Center, com bandeira Blue Tree Plaza. Mas, os planos nunca saíram do papel.
O empreendimento começou a perder a força no mercado no ano 2000 e lutou até o ano de 2011, época em que todas lojas fecharam.
Por fim, em 2014, a Associação Amigos do Parque do Trote promoveu um abaixo-assinado para impedir que a área do Mart Center fosse utilizada para a construção de um novo shopping center ou de um complexo de condomínios. Atualmente, o local é um estacionamento.
Center Matarazzo
Inaugurado em outubro de 1975, o Shopping Center Matarazzo tornou-se um dos mais populares da Pompéia, zona oeste de São Paulo.
Em pouco tempo, o empreendimento tornou-se um dos mais famosos da região, principalmente pelo supermercado Jumbo Eletro e do McDonald’s, localizado no estacionamento externo, presente no local até hoje.
Mas, a história do empreendimento mudou com o surgimento do Shopping West Plaza, no ano de 1911. Por conta da concorrência o Matarazzo passou por algumas reformulações.
Sem conseguir competir com o rival, o shopping foi a leilão em 1997 devido ás dívidas e problemas administrativos, sendo arrematado pelo grupo Zaffari por R$ 18,5 milhões, de acordo com a Folha de São Paulo.
Durante cinco anos, o empreendimento funcionou normalmente até que foi demolido para dar inicio as obras do Bourbon Shopping São Paulo, que foi inaugurado no mesmo terreno em março de 2008.
QUANTAS LOJAS TÊM O BOURBON SHOPPING?
O Shopping Bourbon tornou-se um dos maiores centros de compras de São Paulo desde o lançamento.
Atualmente, o Shopping Bourbon possuí 210 lojas, com 184.000 m² área construída, 11 salas de cinema e 3.000 vagas no estacionamento.