ADEUS
Paulistas sem chão: Fim de 3 shoppings tão populares quanto o Center Norte em SP devasta clientes
29/10/2024 às 22h23
Fim de 3 shoppings populares em SP devasta clientes
Paulistas estão sem chão com o fim de 3 shoppings tão populares quanto o Center Norte em SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Center Norte foi fundado em 7 de abril de 1984, e conta com mais de 330 lojas. Desse modo, é um dos shoppings mais populares de SP.
Ocorre que muita gente pode achar estranho, afinal a falência de um shopping causa espanto, visto que existem várias lojas, restaurantes e áreas de lazer, que fazem com que seja difícil chegar a tal ponto de ter que encerrar as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em falência, detalha agora o triste fim de 3 shoppings de SP.
O fato é que após a pandemia da Covid-19, as vendas online aumentaram e com isso várias lojas presenciais encerraram as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, falta de investimentos, dívidas acumuladas e prejuízos ocasionados por situações adversas também contribuíram ao longo dos anos para o encerramento de alguns centros comerciais.
QUAIS SHOPPINGS DERAM ADEUS?
SHOPPING CAPITAL
Localizado na avenida Paes de Barros, no distrito da Mooca, zona leste da cidade de São Paulo, foi um dos grandes centros comerciais da cidade paulista.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 700M na mesa, 270 lojas e mais: Novo shopping, tão grande quanto o Iguatemi, chega pra aniquilar rivais
● Falência e lojas fechadas: 3 shoppings populares tem fim devastador após décadas de história
● Despejo de lojistas e portas fechadas: Fim de shopping popular de SP é decretado em 2024 e assusta paulistas
Lançado em 2006, ele sofreu interdição em 2012. Portanto, acabou lacrado definitivamente pela Subprefeitura da Mooca devido à falta de habite-se e licenças de funcionamento, segundo o jornal Extra.
Na época, apenas 14 lojas ainda funcionavam no centro comercial. Porém, o Shopping Capital foi suficiente para fazer história na região.
MART CENTER
Já o Mart Center, foi um complexo comercial de atacado e varejo de itens de moda localizado na zona norte da cidade de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme, no ano de 1988.
Teve sucesso por um tempo, mas na segunda metade da década de 2000, ele passou a ser cada vez menos frequentado. Desse modo, poucas lojas estavam funcionando no local.
De acordo com o Jornal SP Norte, em 2011, todas as lojas foram fechadas e o Mart Center foi desativado como centro comercial, e então, passou a ser utilizado apenas para eventos e shows.
MATARAZZO
Finalizamos nossa lista citando o Shopping Center Matarazzo, que foi um pequeno centro comercial localizado no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo, inaugurado em 1975.
Segundo o Estadão, em 1997, ele sofreu com um leilão para liquidar as dívidas de IPI, ICMS e outros impostos.
Desse modo, acabou arrematado por R$18,5 milhões pelo Grupo Zaffari, que no local ergueu o Shopping Bourbon, inaugurado em março de 2008, sendo um rival do Center Norte.
Atenção: Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações dos shoppings a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que as empresas possam expor sua versão dos fatos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Aclamados e conhecidos como o Center Norte hoje, esses gigantes centros comerciais remetem apenas na memória de quem um dia teve a oportunidade de passear por seus grandes centros.
Portanto, hoje relembramos apenas a história do Center Matarazzo, Mart Center e Shopping Capital.
QUAL O MAIOR SHOPPING DO MUNDO?
Segundo informações do portal IE, o Dubai Mall é o maior do mundo, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Dubai.
Dessa forma, seu tamanho chamou atenção do varejo mundial, por ser o mais completo e maior shopping center do mundo construído até hoje.
Com isso, o Dubai Mall conta com 500 mil metros quadrados, equivale a 50 quadras de futebol, por isso é impossível visitar tudo em apenas 1 dia.
“Veja matéria completa sobre canetada que afeta o Shopping Bourbon“.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]