CHOCANTE
Falência decretada e facão à solta: O triste fim de 5 montadoras gigantescas, rivais da Volkswagen, após anos
25/01/2024 às 21h26
Falência decretada e facão à solta
Ocorre que o movimentado cenário automotivo brasileiro é marcado por grandes e consolidadas montadoras. Contudo, o cenário foi diferente para três fabricantes, rivais da Volkswagen que tiveram um triste fim marcado por vendas insatisfatórias e dificuldades econômicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.
Outra fabricante da lista e engloba uma das rivais da Volkswagen é muito conhecida no Brasil até hoje. Trata-se da Fiat Diesel. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Novo Golf 2024: Carro aclamado da Volks tem anúncio sobre volta triunfal e paralisa os motoristas do Brasil
Porém, as vendas foram despencando com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a montadora deixou o Brasil no ano de 1985 de acordo com informações do portal do Brasil do Trecho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.
A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.
Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não prosperou e acabou encerrando suas atividades em 2001.
QUAL É O CARRO MAIS VENDIDO DA VOLKSWAGEN NO ANO PASSADO?
O carro mais vendido da Volkswagen em 2023 foi o Polo, com mais de 111 mil unidades emplacadas.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]