Falência decretada e facão à solta
Ocorre que o movimentado cenário automotivo brasileiro é marcado por grandes e consolidadas montadoras. Contudo, o cenário foi diferente para três fabricantes, rivais da Volkswagen que tiveram um triste fim marcado por vendas insatisfatórias e dificuldades econômicas.
A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caminhão Matra (Foto: Reprodução / Internet)
Outra fabricante da lista e engloba uma das rivais da Volkswagen é muito conhecida no Brasil até hoje. Trata-se da Fiat Diesel. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.
SAIBA MAIS! Novo Golf 2024: Carro aclamado da Volks tem anúncio sobre volta triunfal e paralisa os motoristas do Brasil
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Maisena, hambúrguer e macarrão: 3 populares têm substância alarmante descoberta e acende alerta na ANVISA
● Aposentadoria antecipada é confirmada com saque acima de R$ 5 mil no INSS para salvar lista de CLTs em 2025
● Atenção: Martelo batido pelo INSS traz veredito se idosos do BPC receberão o 13º salário em 2025
Porém, as vendas foram despencando com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a montadora deixou o Brasil no ano de 1985 de acordo com informações do portal do Brasil do Trecho.
Modelo da Fiat Diesel (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.
Chevrolet Caminhões (Foto: Reprodução / Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge.
Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.
Modelo da Dodge Caminhões (Foto: Reprodução / Internet)
Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não prosperou e acabou encerrando suas atividades em 2001.
Caminhão da GMC (Foto: Reprodução / Internet)
QUAL É O CARRO MAIS VENDIDO DA VOLKSWAGEN NO ANO PASSADO?
O carro mais vendido da Volkswagen em 2023 foi o Polo, com mais de 111 mil unidades emplacadas.
O atual Polo (Foto: Reprodução / Internet)