BOMBA

Fim de 900 lojas: Varejista gigante acaba extinta no Brasil após 57 anos e é tomada pela maior rival

12/07/2024 às 16h31

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Varejista extinta após 57 anos é tomada por rival (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira tudo sobre o fim de 900 lojas de uma varejista gigantesca que acaba sendo extinta no Brasil após 57 anos sendo tomada por uma de suas maiores rivais

O mercado varejista, sem sombra de dúvidas, é um dos mais rentáveis no país. No entanto, há empresas que não conseguem lidar com a concorrência e acabam se dando por vencidas. Esse foi o caso de uma empresa gigantesca que acabou sendo extinta no Brasil após 57 anos de atividade e sendo tomada por sua maior rival.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da Insinuante, fundada em 1959 na cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia, atuando inicialmente no segmento de calçados. A loja logo se tornou uma grande varejista de eletrodomésticos. Atuava em estados como, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Pará, Amazonas, entre outros.

A Insinuante era líder absoluta do varejo de eletrodomésticos no Nordeste e foi uma das primeiras no Brasil e a primeira da região a investir no conceito de megaloja (megastore), com áreas gigantescas que vendem de tudo um pouco desde artigos de informática, decoração e até móveis. Chamando a atenção de diversas empresas que ficaram interessadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Exame’, em julho de 2013, a Lojas Insinuante e a Ricardo Eletro anunciaram uma fusão, criando a segunda maior empresa do segmento na época. O faturamento anual, somando ambas as empresas era de R$ 4 bilhões de reais, superando até mesmo a Magazine Luiza.

A varejista tinha cinco centros de distribuição. O modelo de negócios da Máquina de Vendas previa a manutenção de ambas as bandeiras por acreditar que o forte da atuação era a marca, que atendia as demandas e expectativas regionais de seus consumidores. No entanto, em 2015, segundo o ‘tmabrasil.com’ uma grande instabilidade generalizada, acabou atingindo em cheio a Insinuante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal ‘Uol’, em 2016 a Lojas Insinuante deixaram de existir e passaram a exibir a marca da varejista Ricardo Eletro. O objetivo foi de fortalecer a marca em um momento que o setor estava passando por uma queda nas vendas. Assim, marcou o fim de 900 lojas com o nome de outras empresas.

Como todos sabem, anos depois a Ricardo Eletro enfrentou uma forte crise e chegou a fechar todas as suas lojas no Brasil. Está se recuperando aos poucos com um novo dono.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a maior varejista do Brasil?

O Carrefour (CRFB3) é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Em seguida temos as seguintes varejistas:

  • Assaí
  • Magazine Luiza
  • Via
  • Americanas

Insinuante
Ricardo Eletro

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.