Importante banco brasileiro, que marcou a história de muitos, teve um triste fim após falência decretada
O ano era de 1995. quando um famoso e querido banco nacional, de origem mineira, teve falência decretada deixando milhares de correntistas em choque com a notícia.
Estamos falando do famoso e querido Banco Nacional, que era o favorito principalmente entre amantes do esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a instituição acabou se destacando no mercado brasileiro por seu pioneirismo em marketing esportivo, em uma época que pouco se falava a respeito disso.
Fora isso, a marca do banco ganhou ainda mais força quando passou a patrocinar o piloto Ayrton Senna e o Jornal Nacional*, da Rede Globo.
*Para saber mais a respeito dessas igações clique aqui*
História de brilhos
Segundo o portal Exame, o Banco Nacional, que foi fundado em 1944 pelos irmãos José e Waldomiro Magalhães Pinto, havia confirmado a estratégia de investir em esportes ao colocar sua marca no uniforme de Vasco e Fluminense nos jogos finais do Campeonato Brasileiro de futebol no ano de 1984.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Toda ousadia do banco fez com que a marca, conseguisse ficar marcada, até hoje, por sua ligação com o ídolo do automobilismo nacional, ganhando todo o respeito e o carinho dos brasileiros.
Falência e escândalo
Porém, apesar do sucesso, o Banco Nacional teve sua falência decretada no ano de 1995, após a identificação de uma precária situação em que o mesmo se encontrava e que já havia sido sinalizada já no ano de 1988.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● 14º, 15º salário e +1 benefício: Globo confirma 3 liberações salvadoras no fim de 2024 para salvar CLTs
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
Pra piorar ainda mais a situação, no ano de 1997, um escândalo envolvendo o Banco Nacional explodiu. Isso porque o Ministério Público Federal havia acusado trinta e três pessoas de fraude entre elas o próprio controlador do banco Marcos Magalhães Pinto*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para saber mais a respeito da fraude clique aqui*
De acordo com a Wikipédia, no ano de 2002, o ex-controlador do banco foi condenado a 28 anos em primeira instância. A pena foi reduzida para doze anos em 2010. Um ano depois foi declarada extinta, porém logo depois reinstaurada pelo Superior Tribunal de Justiça.
O que ocorreu com o que sobrou do Banco Nacional após a falência?
Após a falência, o banco sumiu do mapa tendo os seus ativos* adquiridos pelo Unibanco (que atualmente é somente Itaú) e os passivos ficaram para o Banco Central.
*O ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica)
Em setembro do ano de 2014 foi noticiado que poderia haver negociações entre o bad bank (cujo controle acionário ainda pertencia à família Magalhães Pinto), e o banco BTG.
Tratava-se da de créditos tributários antigos e outros créditos provenientes do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). Mas as negociações não sucederam.