CHOCANTE
R$ 665 milhões, lista de correntistas e Itaú envolvido: O fim de banco tradicional, após 46 anos no Brasil
04/06/2024 às 1h15
Instituição foi uma das mais importantes do país, mas acabou sendo comprada por concorrente
O Banco Central divulgou um ranking das maiores companhias financeiras do Brasil. O Itaú, que atende mais de 100 milhões de pessoas, aparece no terceiro lugar, atrás apenas da Caixa e do Bradesco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São décadas de uma história e movimentações bilionárias. Mas, antes de se consagrar, a empresa enfrentou uma verdadeira briga e fez um alto investimento para alcançar o número de correntistas que detém atualmente.
Segundo a Folha de S. Paulo, em 2001, o Itaú enfrentou o Bradesco em uma disputa pelo Banco do Estado de Goiás. Oferecendo R$ 665 milhões, o grupo acabou se saindo melhor e comprou a instituição em um leilão, assumindo todos os correntistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco do Estado de Goiás existiu por 46 anos, até sofrer uma grande mudança. Em 1999, houve uma nova política de desestatização e inúmeras instituições financeiras foram vendidas. Na época, uma ação do Banco Central fez com que o banco goiano fosse oficialmente vendido.
Durante o funcionamento, a instituição foi comandada pelo governo e atendia a população do Centro-Oeste. Eles mantinham sedes nas principais cidades, como Goiânia, Anápolis, Ceres, Ipameri e Nerópolis. Após a compra do atual dono, o antigo nome foi completamente extinto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais os melhores bancos para abrir conta?
Ainda que as contas gratuitas atendam à maior demanda, as pagas oferecem melhores benefícios. De acordo com o Mobills, os serviços Santander Select, Bradesco Prime, Itaú Pesonnalité, Banco Inter e C6 Bank estão entre as opções mais vantajosas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]