Idoso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem pagamento suspenso após órgão decretar morte e jornal da Globo confirma caos
O INSS precisa garantir que os segurados estejam vivos. Afinal, só assim para o pagamento está certo. Essa missão de prova de vida é dever do próprio instituto.
Mas, caso o órgão não consiga comprovar, ele solicita que o beneficiário faça. Contudo, um idoso teve a morte decretada e com isso, seu pagamento foi suspenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, o aposentado de Palmas, João Alves da Silva, de 71 anos, está sem receber o benefício do INSS há quatro meses. Sem o salário, as contas estão acumulando.
MAS, O QUE ACONTECEU?
Tudo começou em maio de 2024. O benefício não caiu na conta como esperado naquele mês. Dessa maneira, o aposentado foi até uma agência para entender o motivo.
Chegando lá, descobriu que no sistema ele constava como morto. Em entrevista ao G1, o idoso expôs o drama que estava vivendo sem o benefício cair na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Desde então, estou sem receber o meu dinheiro. Essa é minha única fonte de renda. Estou tendo que pedir dinheiro emprestado, minhas contas estão todas atrasadas”, disse ele.
Que disse que o nome está começando a sujar: “Já me notificaram que meu nome está entrando no SPC e o banco todos os dias me cobra”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Votação e lista de aptos a receber: 2 anúncios sobre o 14º salário do INSS chegam a idosos hoje (16)
● 14° salário do INSS: Comunicado do Serasa revela verdade sobre liberação mais aguardada em 2024
● Antecipação de R$150 garantida e +: Novo benefício do INSS salva o mês dos aposentados em 3 passos
ENTÃO, O QUE DIZ O INSS?
O órgão se manifestou em conversa com o G1 e comentou em nota que o pedido para reativação e documentação apresentada pelo segurado está em análise no órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Após análise da solicitação, verificamos que de fato o benefício do segurado João Alves da Silva foi suspenso por suspeita de óbito, em razão de batimento automatizado dos dados do INSS com os dados do Sistema de Mortalidade (SIM).”
Verificamos também que o segurado abriu tarefa de solicitação de pagamento, na qual está incluída a reativação.
Considerando que o servidor responsável por esta tarefa, a colocou em modo de “exigência”, agora a documentação será analisada para prosseguimento do pedido”.
A notícia é do dia 30 de setembro e até o momento, não há informações se o idoso recuperou o benefício. Então, ele segue esperando um desfecho positivo.
CONCLUSÕES FINAIS
Idoso do INSS é dado como morto, e como consequência perde o benefício. O senhor está sem receber há 4 meses e vive um momento delicado. Acontece que a aposentadoria é a única renda dele, que está pedindo dinheiro emprestado e com contas atrasadas.
O INSS VAI PAGAR OS ATRASADOS?
Como foi um erro do sistema, a expectativa é que ele recebe os meses que não recebeu. Então, até sair um desfecho, os salários vão se acumulando.
O salário mínimo da aposentadoria é R$ 1412, que é o mesmo pago no teto para os trabalhadores de carteira assinada.