ADEUS
Fracasso: O triste fim de carro AMADO da Nissan após ser engolido pela Fiat e Honda e não resistir
29/06/2023 às 12h00
O Nissan Tiida Sedã tinha vários problemas e rapidamente saiu de linha após concorrência com Fiat, Honda e com a própria marca
A Nissan já precisou tirar de circulação uma de suas maiores apostas dos anos 2000 devido à forte concorrência com a Fiat e a Honda. O problema é que o carro precisava competir com outro modelo que fazia parte da mesma marca, o que dificultava ainda mais as vendas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Tiida sedan foi a tentativa da Nissan em competir com grandes carros da época, mas o problema é que algumas de suas configurações não agradavam. O modelo sofria concorrência interna do Versa, que era mais espaçoso e usava plataforma mais moderna, além de ser mais barato.
No mercado, a competição se dava pela preferência do público por modelos “premium” como VW Polo Sedan, Fiat Linea, Honda City.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PROBLEMA COM AIRBAGS
Em 2018, uma notícia do Autoesporte deu conta de um recall da Nissan para substituir o “airbag mortal” dos 35.413 modelos Tiida, nas versões hatch e sedã, da Takata. A substituição, feita gratuitamente, havia sido realizada apenas no banco do motorista, mas depois de muitos meses de espera ocorreu no banco do passageiro.
Essas ocorrências, felizmente, não ocorreram no Brasil. O defeito dos “airbag mortais” surgiu em 2013, e envolve mais de 30 milhões de veículos pelo mundo. Acidentes com esses airbags estão relacionados às mortes de pelo menos 22 pessoas, além de 180 feridos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso da Takata motivou o maior recall da história. A fornecedora se declarou culpada e aceitou pagar uma multa de US$ 1 bilhão nos EUA.
POR QUE O NISSAN TIIDA SEDÃ SAIU DE LINHA?
O Nissan Tiida chegou ao Brasil em 2011, importado do México, mas saiu de linha dois anos depois para a montadora focar no Versa. Na época de seu lançamento, as reclamações se davam pelo fato do modelo sedã não ter as mesmas melhorias que a versão hatch. Era vendido apenas com rodas de aço e airbags frontais eram itens opcionais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]