Adeus
Fracasso de vendas e adeus: O fim de carro da Volkswagen que foi derrubado por queridinho da Chevrolet
18/07/2023 às 22h26
Carro da Volkswagen que todo mundo amou um dia, foi derrubado em confronto contra queridinho da Chevrolet
Um dos carros mais amados da Volkswagen não resistiu a forte concorrência da Chevrolet e parou de ser fabricado, voltando um tempo depois.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Revista VRUM, a passagem do Polo Classic nos 70 anos da Volkswagen no Brasil não foi positiva como muitas pessoas esperaram.
Segundo a revista, a ideia do Polo Classic veio após a Volkswagen querer uma nova geração do Voyage, já que eles estavam produzindo a nova geração do Gol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, segundo a REVISTA VRUM uma disputa pessoal entre executivos resultou no cancelamento do projeto. No lugar da nova geração do Voyage entrou o famoso Polo Classic.
Apesar do porta malas espaçoso e do motor transversal, o Polo Classic, segundo a Vrum, foi um fracasso de vendas fazendo com que a Volkswagen tivesse um grande prejuízo, voltando ao mercado apenas com o retorno do próprio Voyage.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL ERA O CONCORRENTE?
Outro detalhe que fez o veículo cair no conceito foi a criação do Vectra sedã, na Chevrolet, que foi um sucesso de vendas.
Segundo a revista Autopapo, o Vectra começou a ser produzido no Brasil em 1993 para ser posicionado entre o Monza (que continuou em linha até 1996) e o Omega (lançado um ano antes para substituir o Opala).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Ajustes de altura do cinto de segurança, porta-luvas refrigerado e destravamento das portas automático em caso de colisão foram algumas novidades do veículo.
O motor era o 2.0 de 116 cv e 17,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Entre os itens de série, trazia travas, vidros e retrovisores elétricos, freios a disco nas quatro rodas, ar-condicionado e direção hidráulica. A versão CD agregava ABS, rádio/toca-fitas e regulagem de altura dos faróis, sendo que, opcionalmente, podia receber teto solar e câmbio automático de quatro marchas.
Em um comparativo feita pelo site Carros na Web entre o Vectra e o Polo Classic, de 40 tópicos, o Polo Classic perde em 26 deles.
Dentre eles: Velocidade máxima, aceleração, potência e torque.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]