O fim definitivo de carro amado e queridinho da Volks no Brasil
A montadora pegou muitos motoristas de surpresa ao anunciar o encerramento das produções de carro amado e queridinho da Volkswagen no Brasil, após 31 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como vários carros ao longo dos anos, ser sucesso de vendas não é garantia de permanência, seja por causa da concorrência ou por novos investimentos da montadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje vamos falar do Apollo que foi o primeiro fruto da Autolatina, junção entre Volkswagen e Ford. Lançado em 1990, ele era uma versão com logotipo VW do Ford Verona. As mudanças visuais eram poucas, com lanternas escurecidas e um pequeno spoiler embutido na tampa do porta-malas.
Com boatos da época, o Apollo não estava nos planos da Autolatina, e que só acabou se tornando realidade por pressão da rede de concessionários VW de acordo com informações do portal Auto Esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao olhar do motorista, nem o exclusivo motor 1.8 AP, ou mesmo os itens de série que eram alternativos no Verona, explicavam investir os 20% extras na comparação com o similar da Ford.
Sendo assim, o Apollo saiu de linha dois anos depois, com cerca de 50 mil carros vendidos. Na realidade, com menos de dois anos em produção, foi o veículo com menor tempo de vida da Volkswagen.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de muitos ter considerado um fiasco a venda do automóvel, ele ainda figurou por muitos e muitos anos sendo o queridinho por brasileiros, que não compravam mais o mesmo 0km, mas sim de segunda mão.
POR QUE A VOLKSWAGEN É UMA DAS MAIORES MONTADORAS DO MUNDO?
A gigante alemã vendeu 8,48 milhões de veículos em todo o mundo, em 2022. O Grupo VW obteve um lucro operacional de 22,5 bilhões de euros no ano passado.
- Vendas: US$ 295,73 bilhões;
- Lucro: US$ 17,54 bilhões;
- Ativos: US$ 638,26 bilhões;
- Valor de mercado: US$ 82,4 bilhões;