A Fiat é uma das maiores montadoras do mundo, mas um de seus modelos foi um verdadeiro fracasso no Brasil: o Linea
A Fiat é dona de uma série de modelos de sucesso no mundo, mas um de seus carros não conseguiu engatar em vendas no Brasil e deixou as concessionárias nos últimos anos. O Linea, que até ganhou publicidade massiva nos meios de comunicação, precisou competir com concorrentes de peso.
O veículo foi criado para conseguir atender a população emergente. Lançado a princípio na Turquia, em 2007, chegou ao Brasil no ano seguinte, e teve algumas características que o levaram à desvantagem rapidamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Linea era bem mais apertado que outros carros da concorrência, como o Toyota Corolla e Honda Civic, que tinham características similares e eram concorrentes diretos no mercado. O problema é que o carro da Fiat não ajustou seus pontos de desvantagem logo de cara.
TARDE DEMAIS
Foi somente em 2014 que a montadora reestruturou o modelo e fez algumas mudanças para atender às demandas do público, mas até esse ponto, o modelo não era um grande sucesso de vendas. Como os rivais eram grandes demais no mercado, o Fiat Linea saiu de linha no Brasil em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora lançou o carro no país para voltar ao mercado com o sedã médio, já que perdeu espaço nos anos 1990. Ainda assim, a competição com outros carros da concorrência com características melhores, como o Chevrolet Cruze, foram determinantes para a sua despedida das terras tupiniquins.
QUAIS CARROS A FIAT AINDA PRODUZ NO BRASIL?
Atualmente, a Fiat tem algumas apostas de peso no Brasil. Alguns dos modelos mais vendidos no país e produzidos na fábrica de Betim, em Minas Gerais, são: Cronos, Argo, Pulse, Fastback, Mobi, Fiorino (terceira geração), Strada, Toro, Ducato, entre outros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE