6 modelos de carros populares das marcas Fiat, Renault e Chevrolet se preparam para o adeus
Quando falamos em mercado automobilístico, a frase “sair de linha” é uma das mais comuns.
Conforme os anos vão avançando é natural que as mudanças ocorram fazendo com que muitos veículos se despeçam das suas montadoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há uma série de fatores que contribuem para o “adeus” desses carros, como a defasagem, chegada de novas tecnologias, entre outros.
Quais modelos de veículos devem se despedir em 2024?
Pensando nisso, e baseados em uma lista publicada pela OLX, existe uma lista com 6 carros que fazem parte dessa realidade e que est]ao se preparando para ter seu fim em 2024.
1. Renault Stepway
Conforme exposto pelo portal, o Renault Stepway é um dos carros que vão sair de linha em 2024, pois a marca francesa vai focar no novo SUV Kardian, que será produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que ele representa o último remanescente da atual geração do Sandero no Brasil e é muito querido por motoristas de aplicativo.
Sua descontinuação se alinha com a nova estratégia da Renault de focar em modelos concebidos internamente, em vez de subsidiárias como a Dacia, que deu origem não apenas ao Sandero, mas também ao Logan e ao Duster.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o Stepway está disponível apenas com o motor 1.0 na linha 2024, com desempenho de 82cv.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2. Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
O Chevrolet Cruze bem como o Cruze Sport6 foram descontinuados na Argentina, o que marca o fim na era de produção de sedans e hatches médios na América do Sul.
Tanto é, que de acordo com o portal mencionado, eles tem grandes chances de serem lembrados como “heróis da resistência”, especialmente o Cruze Sport6, que é o último hatch médio de uma marca generalista fabricado no Brasil.
O veículo foi um dos modelos mais bem-sucedidos da montadora não só no Brasil, mas em muitos outros mercados.
3. Chevrolet Camaro
Outro carro icônico que se despede do mercado brasileiro em 2024 é o Camaro.
Ele que até já foi tema de musica sertaneja, dará um “adeus” em grande estilo, uma vez que ele terá um lançamento da linha Collection, limitada a 125 unidades.
O Camaro Collection tem uma pintura exclusiva, com faixas brancas no capô e na traseira.
O modelo também apresenta o melhor motor V8 já produzido pela Chevrolet, com 461 cv de potência.
Após o fim da última coleção, a GM aposentará o esportivo em definitivo. Afinal, está em preparação para lançar o crossover esportivo e elétrico Blazer.
4. Chevrolet Bolt e Bolt EUV
O Chevrolet Bolt e o Bolt EUV, que apesar de acompanhar as novas tecnologias, por ser elétrico, também se despede em 2024.
A produção dos modelos pela GM foi encerrada nos Estados Unidos no fim de 2023, e os estoques devem durar até o primeiro semestre de 2024.
O Bolt é um hatch compacto elétrico, enquanto o Bolt EUV é um SUV elétrico derivado dele. Os modelos têm um design simpático, com faróis redondos e lanternas horizontais, além de bom desempenho.
O EUV, por exemplo, tem 203 cv de potência e uma bateria de 65 kWh, que permite rodar até 416 km com uma carga.
5. Chevrolet Equinox
O Chevrolet Equinox se despede mas será substituído por uma nova geração, totalmente elétrica. Porém suas mudanças serão tão intensas que vale a pena inseri-lo nessa listagem.
Ele deixa de lado o motor a combustão para se tornar elétrico, e ainda traz mudanças radicais no conceito, na plataforma e na carroceria.
No fim das contas, a única coisa que ele manterá é o nome …
6. Toyota Yaris e Yaris Sedan
Para finalizar a lista nos temos o Yaris e Yaris Sedan da Toyota.
Porém, segundo informações dos principais sites especializados, a despedida desses compactos ocorrerá com a chegada do SUV Yaris Cross, programada para iniciar a produção em série no último trimestre de 2024.
Isso implica que a saída da dupla de compactos do mercado brasileiro provavelmente ocorrerá de forma definitiva no início de 2025.
Diante da indefinição, esses modelos são considerados os que estão apenas no “paredão” dos automobilísticos, podendo ser eliminados ou não.
Embora o Toyota Yaris tenha desempenho razoável em vendas, sua continuidade no Brasil parece limitada, especialmente na versão hatch.
A nova geração, confirmada apenas para o modelo sedã e importada da Tailândia, juntamente com a introdução do Yaris Cross híbrido-flex em Sorocaba/SP, indicam uma mudança na estratégia da marca.