Substituição está em andamento e ganhará finalização já no início do próximo ano, mas trará mudanças na dinâmica dos passes
O transporte público do Rio de Janeiro vem passando por uma importante alteração. Em agosto, a prefeitura da cidade, que está sob o comando de Eduardo Paes, apresentou as novas etapas da mudança do atual RioCard.
Esse cartão vinha funcionando desde o início dos anos 2000. No entanto, a partir do 1º dia de fevereiro, a extinção será completa. Agora, o Jaé assume o lugar dele, desempenhando também novas funções nos ônibus e metrôs da capital carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Diário do Rio, o substituto já está em funcionamento no sistema BRT, no VLT e na frota dos municipais. Com isso, já é possível fazer todas as integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca entre todos eles com o novato.
Ainda de acordo com a publicação, os idosos também já podem se cadastrar no aplicativo do Jaé, garantindo a gratuidade com o voucher do celular ou o cartão físico. Entretanto, nas vans do Sistema de Transporte Público Local, a implantação do novo modelo está com cerca de 70% de validação.
Aliás, o prazo máximo para conclusão da instalação gratuita é no dia 31 de dezembro. Se passar do prazo, os permissionários vão precisar agendar e pagar pela instalação. Por isso, o mês de janeiro, como anunciado, será o período para a adaptação da transição. Depois disso, a mudança será total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que aconteceu?
- O RioCard será extinto no Rio de Janeiro. A mudança acontece em meio ao governo do atual prefeito, Eduardo Paes.
- Em 2025, o antigo cartão deixará de funcionar para dar lugar ao novato Jaé. Ele vinha sendo utilizado nos transportes públicos da cidade desde o início dos anos 2000.
- Contudo, o novo cartão terá outros benefícios, além do uso nos ônibus e metrôs da cidade. A finalização do processo acontece no dia 1º de fevereiro.
Conclusão
No Rio de Janeiro, a passagem de ônibus está fixada, até o momento, em R$ 4,30. Já nos metrôs, o passe sai por R$ 7,50, sendo o mais caro do sistema metroviário brasileiro. Agora, com o Jaé, os passageiros terão outras possibilidades através do uso dos cartões.
+ Veja mais notícias sobre o transporte público!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE