ATENÇÃO!
Fim de documento tão popular quanto CPF no Brasil é confirmado no Governo Lula e substituto é convocado
23/08/2024 às 21h12
Nova documentação imposta pelo Governo Lula trás fim de credencial popular. A notícia surpreendeu diversos brasileiros; veja agora
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil no qual podem se inscrever, uma única vez, quaisquer pessoas naturais, independentemente de idade ou nacionalidade. Entretanto, apesar de sua importância, existem outros documentos que também possuem um papel crucial na identificação de qualquer cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o fim de um documento tão popular quanto CPF no Brasil é confirmado no Governo Lula e substituto é convocado. Ocorre que, de acordo com informações do portal ‘Monitor do Mercado’, o famoso RG (Registro Geral) tem seu fim confirmado.
Isso porque, o governo estabeleceu uma nova documentação que permitirá o acesso de outras credenciais em um único registro, ou seja, com apenas o uso do CPF. O documento em questão trata-se da CIN (Carteira de Identidade Nacional). A Lei 14.534, sancionada pelo presidente Lula em janeiro de 2023 passou a vigorar o novo registro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, apesar de já estarem sendo produzidas para quem deseja atualizar seus documentos, a CIN só passará a ser obrigatória em 2032. Dito isso, ainda segundo a fonte, o CPF irá substituir o RG como número de identidade.
Dessa maneira, a numeração que constará na Carteira de Identidade Nacional, fará com que o Cadastro de Pessoa Física torne-se o único número de identificação, abrangendo nele todos as credenciais existentes para um cidadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que, a escolha do CPF como único documento de identificação ocorreu pelo fato do seu registro ser gerado pela Receita Federal, fazendo com que o mesmo seja válido em todo o território nacional.
Documentos que passarão a ter o número do CPF:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Rato, 470KG de comida podre e ordem da Anvisa: A interdição de supermercado por flagra de nojeira
● Risco fatal: Anvisa faz proibição contra 8 cafés populares e decreta retiradas de mercados
● “Elementos estranhos”: Globo crava decreto da ANVISA contra 41 lotes de café n°1 da mesa dos brasileiros
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Certidão de óbito;
- Documento Nacional de Identificação (DNI);
- Número de Identificação do Trabalhador (NIT);
- Número do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título de eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Número da Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Certificado militar;
- Carteira profissional expedida pelos conselhos de fiscalização de profissão regulamentada; e outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicas em todos os níveis de governo.
Como emitir o novo RG?
Para emitir o novo RG, você precisa seguir alguns passos:
- Agendar: Acesse o site do seu estado e agende um horário em um posto de identificação.
- Documentos: Leve os documentos originais e cópias de: RG atual (se tiver), CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento (ou casamento).
- Pagamento: Pague a taxa de emissão no local.
- Biometria: No dia agendado, compareça ao posto e faça a coleta de dados biométricos (foto, digitais e assinatura).
- Retirada: O novo RG fica pronto em até 10 dias úteis e pode ser retirado no mesmo local ou pelos Correios (com taxa adicional)
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: