FIM!

Encerramento de transmissões: Fim de emissora de TV aberta nº1 e a falência decretada por não resistir à crise

18/07/2024 às 13h01

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Emissora e imagem de falência (Fotos: Reproduções / Canva / TV Foco)

Uma das grandes emissora de TV aberta precisou encerrar transmissões e teve falência decretada após não resistir à crise

Nesta quinta-feira, 18, iremos recordar o triste fim de uma das maiores emissoras do Brasil. Por conta da crise financeira, a empresa precisou encerrar suas transmissões e ainda teve que lidar com a falência decretada, em meados dos anos 1999.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, existem grandes emissoras, como Globo, Record, Band, RedeTV! e outras devido a programação e elenco de peso. Atualmente, as grandes brigam entre si, mas há alguns anos, todas possuíam uma rival a altura.

Estamos falando da Rede Manchete. Fundada em 1983, por Adolpho Bloch, a emissora tornou-se uma das maiores do Brasil, principalmente no quesito inovador e de novelas de peso, que são lembradas até os dias atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rede Manchete contou com tramas importantes, como Pantanal (1990), Dona Beija (1986) e Xica da Silva (1996). Mas, não era apenas os programas que possuíam destaque. O canal foi responsável por descobrir diversas estrelas, como Xuxa Meneghel e Angélica nos anos 1980.

Em 1984, fez história ao produzir a primeira transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com exclusividade, de acordo com informações do F5, da Folha de S.Paulo. O canal também era destaque por conta da sua cobertura jornalística, que é utilizada até os dias atuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sempre elogiada e assistida, a emissora lidava com altos gastos e não possuí tantos retornos financeiros, fato que fez com que a crise começasse no ano de 1988.

AUDIÊNCIA

Na mesma época, um novo diretor chegou na empresa e possuía ideias bem arrojadas. Jayme Monjardim trabalhou lá até 1993.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Manchete foi um sonho na minha vida. Pela ousadia, por tudo que a gente viveu. Fui a convite de Nilton Travesso, que perguntou ao Boni se eu poderia sair da Globo para assumir a direção artística da Manchete. Eu fiz uma grande amizade com seu Adolpho, que me tratava como um filho”, disse ele ao F5.

TRISTE FIM

Um dos trabalhos mais importantes de Jayme Monjardim foi conseguir os diretos de Pantanal para a Rede Manchete. Na época, os números da novela chegaram a bater a audiência da Globo.

Em 1992, muito endividada e com salários atrasados, a Manchete foi vendida para a IBF (Indústria Brasileira de Formulários), de Hamilton Lucas de Oliveira. Porém, o novo comando fez com que a empresa ficasse totalmente sem dinheiro e levou os funcionários a greve.

Mesmo com os problemas financeiros, a emissora seguiu no ar. No ano de 1999, ela precisava ser vendida para continuar e foi para a V Ômega, de Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho, que fundaram a RedeTV! pouco depois.

Atualmente, ainda há oito CNPJs registrados ou ligados à TV Manchete Ltda., antiga razão social da emissora. Somadas as dívidas de cada um, o passivo da empresa está na casa de R$ 1,324 bilhão, segundo dados da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).

De acordo com informações do portal F5, do total do débito, 593,7 milhões são de pagamentos de salários.

Qual a emissora de maior audiência no Brasil?

Como havíamos mencionado, há grandes emissoras no país. Mas, a com mais audiência todos os dias é a Globo, segundo informações do portal F5.

Rede manchete

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.