TRISTE ADEUS
Protestos e polícia envolvida: O fim de emissora tradicional, após enfrentar a Globo e lançar apresentador do JN
05/06/2024 às 0h08
Canal foi responsável pelo Repórter Esso, ancorado por Heron Domingues, que depois foi contratado pela família Marinho
Fundada na década de 50, uma famosa emissora de TV chegou a ser maior que a Globo no Brasil. Foi uma história promissora e revolucionária, até a chegada de uma crise absurda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 44 anos, a Rede Tupi saía do ar, depois de marcar época com a criação de atrações como Direito de Nascer, Silvio Santos e Repórter Esso. Na época, o telejornal foi ancorado por Heron Domingues.
Usado como referência na comunicação até hoje, o noticiário presenciou diversos fatos históricos. Mas, após alguns anos no ar, o apresentador foi contratado para comandar o Jornal Nacional, na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada por Assis Chateaubriand, a Rede Tupi foi pioneira na televisão brasileira. O canal foi o primeiro a entrar no ar, causando uma verdadeira revolução midiática, dando espaço para outras gigantes.
De acordo com o Estadão, uma mudança na administração fez com que o grupo perdesse a força. Após a morte do fundador, em 1968, a emissora passou a enfrentar problemas financeiros irreversíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram processos, manifestações e demissões de boa parte dos funcionários. Lamentavelmente, as dívidas acumuladas fizeram com que o Governo Federal proibisse a concessão para seguir com as transmissões.
Em julho de 1980, a sede de São Paulo teve os transmissores lacrados por engenheiros do Departamento Nacional e a Polícia Federal. O mesmo aconteceu em outros estados, dando um lamentável fim ao grupo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
Os colaboradores, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho.
Quem foi o apresentador Heron Domingues?
O jornalista teve uma importante carreira na comunicação brasileira. Ele passou pela bancada do Repórter Esso e do Jornal Nacional, mas morreu aos 50 anos de idade, em 1974, vítima de um mal súbito.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]