Canal foi responsável pelo Repórter Esso, ancorado por Heron Domingues, que depois foi contratado pela família Marinho
Fundada na década de 50, uma famosa emissora de TV chegou a ser maior que a Globo no Brasil. Foi uma história promissora e revolucionária, até a chegada de uma crise absurda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 44 anos, a Rede Tupi saía do ar, depois de marcar época com a criação de atrações como Direito de Nascer, Silvio Santos e Repórter Esso. Na época, o telejornal foi ancorado por Heron Domingues.
Usado como referência na comunicação até hoje, o noticiário presenciou diversos fatos históricos. Mas, após alguns anos no ar, o apresentador foi contratado para comandar o Jornal Nacional, na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada por Assis Chateaubriand, a Rede Tupi foi pioneira na televisão brasileira. O canal foi o primeiro a entrar no ar, causando uma verdadeira revolução midiática, dando espaço para outras gigantes.
De acordo com o Estadão, uma mudança na administração fez com que o grupo perdesse a força. Após a morte do fundador, em 1968, a emissora passou a enfrentar problemas financeiros irreversíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram processos, manifestações e demissões de boa parte dos funcionários. Lamentavelmente, as dívidas acumuladas fizeram com que o Governo Federal proibisse a concessão para seguir com as transmissões.
Em julho de 1980, a sede de São Paulo teve os transmissores lacrados por engenheiros do Departamento Nacional e a Polícia Federal. O mesmo aconteceu em outros estados, dando um lamentável fim ao grupo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
● “Você não viu reportagens editadas”: Bonner dá declaração vingativa no JN e cala a boca de críticos
● Helicóptero da Globo é atingido ao vivo, transmissão é derrubada às pressas e âncora súplica: “Que tudo fique bem”
Os colaboradores, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem foi o apresentador Heron Domingues?
O jornalista teve uma importante carreira na comunicação brasileira. Ele passou pela bancada do Repórter Esso e do Jornal Nacional, mas morreu aos 50 anos de idade, em 1974, vítima de um mal súbito.