Canal enfrentou problemas financeiros e perdeu a concessão
Antes de se firmar como líder do mercado midiático, a Globo enfrentou uma forte concorrente no Brasil. Na televisão aberta, uma outra emissora foi revolucionária no país, mas teve um triste fim.
Há 44 anos, a Rede Tupi era extinta da programação, depois de marcar época com a criação de atrações como Direito de Nascer, Repórter Esso e Silvio Santos. O grupo foi pioneiro da TV nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundado por Assis Chateaubriand, na década de 50, o canal trouxe também o Sítio do Pica-Pau Amarelo, Mazzaropi, entre outras várias atrações que foram transformadoras. Até hoje, eles são referência.
Relatos apontam que, infelizmente, a mudança de administração fez com que fossem tirados da grade. Segundo o Splash, do Uol, após a morte do fundador, em 1968, a Rede Tupi passou a enfrentar sérios problemas financeiros.
Foram processos, greves, demissões e dívidas acumuladas, fazendo com que o Governo Federal proibisse sua concessão. No dia 18 de julho de 1980, a sede do canal, que ficava em São Paulo, teve os transmissores lacrados por engenheiros do Departamento Nacional e a Polícia Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mesmo aconteceu em outros estados, dando um lamentável fim ao grupo. Os funcionários, aos prantos, tentaram impedir o fechamento, mas já era tarde demais. Desde então, a companhia de mídia, que durou quase três décadas, virou apenas lembrança ao público mais velho.
E a Globo, está falindo?
Contrariando os rumores, a emissora segue intacta. Apesar das mudanças, a empresa da família Marinho tem um faturamento inalcançável às outras concorrentes. Na verdade, as recentes demissões e cortes de contratos são pensando no orçamento a longo prazo e no atual mercado de televisão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
● Falência e 30 mil funcionários na rua: Maior varejista, nº1 dos eletros, tem fim decadente em país
● Calote de R$ 60BI: O anúncio de Tralli ao parar JH com falência de banco n°1 e confirmar venda à maior rival
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE