Após se afundar em dividas empresa aérea entrou em falência e foi adquirida pela Gol
É certo que os tempos não estão fáceis pra ninguém! Inclusive grandes redes que pareciam não serem atingidas pela a crise financeira mundial, acabaram fechando suas portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja por falência, ou porque foram compradas por empresas ainda maiores, Cada dia que passa, anúncios de fechamendo e encerramento de atividades estão cada vez mais frequentes.
Um exemplo claro disso é a Viação Aérea Rio Grandense (Varig), primeira companhia aérea do Brasil, fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre, que inclusive, foi uma das empresas de aviação mais importantes do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre o anos de 50 e 70, ela foi uma das maiores do setor privado, concorrendo e até mesmo superando a Pan Am (que também foi extinta).
A queda
Em 2006, a Varig entrou em processo de recuperação judicial por causa de problemas financeiros, mas ela logo foi desmontada e depois vendida para a Gol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No cenário internacional, a Gol diminuiu muito o caminho para a liderar o mercado com a compra da Varig. Porque a Varig ainda detinha os direitos da maioria das rotas em que atuava.
Na época o analista de transporte aéreo da Lafis Consultoria que estava negociando a compra da companhia aérea declarou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se a compra acontecer, a Gol terá todo esse mercado reservado da Varig” – Afirmou ele que continuou:
“O crescimento da Gol hoje está restrito à sua capacidade de expansão. Com a compra, esse problema está resolvido”
A compra foi anunciada por meio de um comunicado. Na ocasião dependia da aprovação da Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a transação ser completa.
Sendo assim, a Gol e TAM se juntaram e concentraram 92% do mercado interno. A chilena LAN, que já havia emprestado cerca de US$ 17,1 milhões para a Varig, também estava na disputa pela companhia.
Foi quando a Volo vendeu a Varig à Gol no dia 28 de março de 2007 por US$ 320 milhões
Qual o maior acidente aéreo envolvendo a Varig?
No decorrer da história da extinta Varig ocorreram sete acidentes com perda total e cinco deles foram fatais. Destaque para o PP-VJZ, que ocasionou o voo Varig 820, o maior acidente da história da empresa e o PP-VLU, que simplesmente sumiu no Pacífico sem deixar rastros, permanecendo até hoje o maior mistério da aviação comercial no mundo.