Nova lei em vigor pega idosos de surpresa sobre o fim da CNH
A entrada em vigor da nova lei de trânsito em 2024 marca o fim de uma era para muitos condutores brasileiros envolvendo a CNH, especialmente os idosos com 50, 60 e 70 anos.
Essa legislação representa uma mudança significativa no cenário das carteiras de habilitação, trazendo consigo uma série de requisitos e exigências que impactam diretamente essa faixa etária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já estão em vigor em todo o território nacional, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) destaca as principais inovações relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao processo de obtenção da mesma, incluindo prazos e procedimentos.
De acordo com o Detran São Paulo, uma das modificações significativas diz respeito à validade do exame de aptidão física e mental para a renovação da CNH.
Anteriormente, o prazo de validade era de até cinco anos para condutores com menos de 65 anos e de até três anos para aqueles com 65 anos ou mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, os prazos foram estendidos: 10 anos para condutores com menos de 50 anos, cinco anos para aqueles entre 50 e 69 anos, e três anos para indivíduos com 70 anos ou mais.
No entanto, é importante ressaltar que esses prazos podem ser ajustados conforme a avaliação do médico examinador, como anteriormente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Nova lei e Detran ciente: Exame médico obrigatório é confirmado à lista de motoristas 50+ em 2025
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
Segundo o Portal Justo, a partir dessa mudança, os motoristas com idade entre 50 e 69 anos precisam renovar a CNH a cada 5 anos. Já aqueles com 70 anos ou mais devem renovar a cada 3 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos tem CNH de graça?
Sim, em algumas cidades com até 50 mil habitantes, idosos com 65 anos ou mais e renda familiar per capita de até 1 salário mínimo podem ter a CNH gratuita.
Para solicitar, procure o Detran do seu município e verifique os documentos necessários. A gratuidade se aplica apenas à taxa de exame de aptidão física e mental, e os idosos ainda precisam pagar outras taxas.