ADEUS!

Donas de casa sem chão: Fim de gigante nº1 dos eletrodomésticos após venda para a Electrolux gera tristeza

Fim de gigante nº1 dos eletrodomésticos após venda para a Electrolux gera tristeza - Foto: Internet

Fim de gigante nº1 dos eletrodomésticos após venda para a Electrolux gera tristeza - Foto: Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de uma era com gigante de eletrodomésticos rival da Electrolux deixa donas de casa sem chão; veja os detalhes

Criar uma empresa não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Afinal, uma série de situações podem causar enormes problemas e levar o empreendimento a falência. Aliás, uma crise na economia, por exemplo, é um dos principais fatores para o adeus de um negócio, como é o caso de uma gigante rival da Electrolux.

A grande realidade é que, donas de casa estão sem chão com o fim de gigante nº1 dos eletrodomésticos após venda para a Electrolux e gera tristeza. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações divulgadas no Wikipédia, detalha a situação de adeus da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, de qual empresa estamos falando?

Em suma, estamos se referindo a Prosdócimo, marca de linha branca (geladeiras, congeladores e etc) no Brasil, com sede na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

No século XX, o empreendedor João Prosdócimo criou uma empresa de varejo, as Lojas Prosdócimo, em Curitiba. Já no final dos anos 1940, a loja firmou um contrato com a fabricante sueca de bicicletas Nymanbolagen AG, para produção de bicicletas com a marca brasileira.

É importante mencionar que, antes disso, a empresa montava bicicletas com componentes da marca alemã Dürkopp. A empresa formou uma rede no setor de eletromóveis com pontos de venda no Paraná e em Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os produtos Prosdócimo foram vendidos para a Electrolux (Foto: Divulgação/Internet)

Reformulação da Prosdócimo

Já no ano de 1984, a cadeia de 23 lojas, diante uma recuperação judicial, acabou sendo vendida para o grupo Arapuã.

Diante disso, um filho de João Prosdócimo veio a criar na cidade de Curitiba, em 1949, a Refrigeração Paraná S/A (Refripar), passando a comercializar a linha de produtos com a marca do nome da família Prosdócimo. Em suma, a Refripar produzia eletrodomésticos, sendo o forte da produção a linha branca.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência e venda da Prosdócimo para a Electrolux

Os anos se passaram e, em 1982, a Refripar assumiu o controle acionário da Pereira Lopes Ibesa Indústria e Comércio S/A, de São Carlos, até então fabricante das marcas “Climax” e Ibesa. Assim, em 1983, a gigante rival da Electrolux passa a se chamar Climax Indústria e Comércio S/A.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, a Climax também acabou sendo incorporada em 1995. Diante disso, Sérgio Prosdócimo, então dirigente e controlador, vendeu as empresas do grupo ao conglomerado sueco Electrolux em 1996, tornando-se a base da expansão da multinacional no Brasil.

No ano de 1997, a Refripar mudou a razão social para Electrolux do Brasil S/A e a marca Prosdócimo veio a ser extinta de vez.

Após comprar a marca Prosdócimo, a Electrolux consolidou ainda mais seu nome (Foto: Internet)

Considerações finais

Veja mais notícias de empresas que tiveram a falência decretada CLICANDO AQUI.

Qual a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil?

A seguir, veja o ranking das 8 maiores empresas do segmento de eletromóveis do Brasil:

  1. Grupo Casas Bahia;
  2. Móveis Gazin;
  3. Ortobom;
  4. Lojas Cem;
  5. Fast Shop;
  6. Bemol;
  7. Lojas Colombo;
  8. Eletrozema.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile