Empresa multimilionária foi vendida para concorrente e teve o nome aniquilado no mercado
Uma importante fabricante surgiu no Brasil na década de 40. Criada pela família Prosdócimo, a Refripar tinha como foco a produção de geladeiras, congeladores, entre outros diversos, para enfrentar a Electrolux.
O sucesso foi absoluto. Na época, a empresa paranaense passou a lançar os produtos com o mesmo nome da família responsável, colocando as mercadorias da “Prosdócimo” entre as mais vendidas do país, assumindo a vice-liderança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi uma longa temporada presente na casa de milhões de pessoas. Porém, a fusão com outra gigante companhia do setor acabou fazendo com que sumissem do mapa. No fim do século passado, a marca passou a desaparecer gradualmente das lojas.
Segundo a Folha de S. Paulo, em maio de 1996, a Electrolux comprou 100% das ações da Refripar, virando a dona da Prosdócimo. Surpreendentemente, a sueca viu suas vendas aumentarem em cerca de 26,7% no período de 1 ano, se tornando praticamente imbatível.
Inicialmente, os produtos passaram a ser vendidos como “Electrolux-Prosdócimo”. Porém, em poucos meses, o antigo nome foi apagado da linha de produção. O presidente da época, Antônio Carlos Romanoski, justificou que a extinção se deu por conta de uma questão estratégica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a família Prosdócimo?
Depois de se vender e mudar sua razão social para a atual dona, o nome desapareceu. Em maio de 2018, Sérgio Prosdócimo, um dos herdeiros da empresa e responsável pela antiga gestão, morreu aos 76 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE