Histórico
“Baque histórico”: O fim de montadora popular no Brasil confirmado por Bonner às pressas no Jornal Nacional
25/04/2024 às 17h14
Tradicional montadora no Brasil deu fim aos seus serviços e notícia foi confirmada por Bonner ao vivo no Jornal Nacional
Uma das maiores montadoras automotivas no Brasil decretou o fim de uma de suas maiores fábricas no país em 2021, Bonner foi o responsável por oficializar a todos ao vivo no Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que os brasileiros, principalmente os funcionários dessa gigante montadora não esperavam ter esse triste fim da empresa.
Segundo Bonner ao vivo no Jornal Nacional: “A indústria automotiva brasileira sofreu hoje um baque histórico. A montadora Ford anunciou o fim da produção de veículos no país”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na matéria entregue por Bonner no Jornal Nacional, é comentado que a Ford foi a primeira indústria automobilística do Brasil em 1919.
Aos poucos ela foi se transformando em uma das maiores montadoras do Brasil, uma das campeãs em vendas de veículos vinha fechando unidades, como aconteceu em 2019, quando anunciou o encerramento da Fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa, em nota, disse estar amargando as perdas significativas que chegou junto da pandemia do Covid-19.
Em nota para as concessionárias, a Ford anunciou que desde 2013 vem sendo sustentada pela Matriz, mas, com a desvalorização da moeda na América do Sul, isso não foi mais possível sustentar.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Dívida de R$152M e terror de falência: Rede de supermercados, tão popular quanto Atacadão, respira por aparelhos
Foram fechadas, em 2021, as fábricas de Camaçari, na Bahia, e em Taubaté, no Interior de São Paulo. O sindicato dos metalúrgicos de Taubaté tentou negociar com a Ford os benefícios dos funcionários.
Para se ter ideia, a Fábrica de Camaçari chegou a montar mais de 1000 carros por ano, foi a primeira instalada no Nordeste.
Segundo informações do portal Carro Arretado, em janeiro de 2023, quando encerrou a produção brasileira, a Ford ocupava o quinto lugar em vendas entre os fabricantes e tinha uma participação de mercado de 7,4%.
Cerca de 16 mil funcionários foram demitidos. A rede de distribuidores perdeu no primeiro ano após o fechamento cerca de 150 pontos de vendas. Hoje tem cerca de 80 distribuidores no Brasil, segundo o site da Abradif (Associação Brasileira de Distribuidores Ford).
A Ford permaneceu no Brasil como importadora, e passou a apostar em produtos premium. Em 2021 seu portfólio se resumia a três modelos: a picape Ranger, produzida na Argentina, o SUV Territory, que é trazido da China e o esportivo Mustang, importado dos Estados Unidos.
Em 2023 o portfólio foi maior. São seis modelos; os três vendidos anteriormente ganharam a companhia do SUV Bronco, a van Transit e a picape Maverick. Esta última foi o carro mais vendido da marca no Brasil em 2022, com 1.382 unidades comercializadas.
QUAL É O HORÁRIO DO JORNAL NACIONAL?
O Jornal Nacional com o William Bonner entra ao vivo todos os dias às 20h30 e entrega a audiência para a novela Renascer, que entra ao ar às 21h20.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]