ENTENDA

Encerramento de produções: O triste fim de montadora gigantesca no Brasil após ser comprada pela Volkswagen

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Volkswagen acaba de extinguir todos os carros em país e sela ADEUS em 2023 (Foto: Divulgação / Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa de origem estrangeira chegou a ser arrematada pela Volkswagen no Brasil e produziu carros de sucesso no mercado

Uma grande montadora de carros se fundiu com a Volkswagen no fim dos anos 70. Na época, o marketing foi grande e girou em torno da chegada de uma concorrente internacional no Brasil.

Famosa mundialmente, a Chrysler foi uma divisão da companhia americana e operou no Brasil entre 1967 e 1981. Junto com a VW, a fabricante produzindo diversos automóveis de sucesso no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora de carros teve papel importante no crescimento da Volkswagen no Brasil (Foto: Acervo / TV Foco)

Segundo o portal Auto Entusiastas Classic, quando a Volkswagen comprou as ações da empresa, ela desligou por completo o controle dos estrangeiros. Até então, a intenção era eliminar a concorrência e monopolizar o mercado. De fato, deu certo por um tempo.

Mas, no início dos anos 80, a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades e manteve apenas a produção de caminhões voltados para o uso rural por mais cerca de 5 anos. Ainda como a apontou a reportagem, a empresa gringa serviu de “trampolim” para a VW na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, a Chrysler chegou a ser controlada pela Volkswagen (Foto: Acervo / TV Foco)

O que aconteceu com a Chrysler internacional?

Em 2009, a Chrysler, atualmente nas mãos da Stellanis, passou por uma forte crise. Na época, uma negociação feita quase às pressas conseguiu salvar a montadora de carros da falência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não acompanhou na época, a marca precisou pedir um empréstimo ao governo para não fechar. O valor foi de nada menos que US$ 4 bilhões, mas, ainda assim, não seria suficiente para que não encerrassem as atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a Fiat, que é italiana, fez uma proposta e conseguiu 20% da montadora de carros, unificando, inclusive, os nomes de ambas. Foi somente por causa desta compra que eles conseguiram reverter a falência, que, naquele ano, já era dada como certa.

Isso tudo aconteceu de um mês para o outro. Porém, em 2019, exatamente uma década depois, a empresa anunciou que também faria uma fusão com o grupo PSA, originando, então, a Stellanis, que hoje é a dona da antiga Chrysler.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile