O fim de produção no Brasil da montadora de carros, após mais de 100 anos
No Brasil podemos contar com diversas montadoras de carros que fazem sucesso em meio aos motoristas que são amantes de um bom automóvel. Contudo, uma em específico, acabou deixando saudades.
Dito isso, com fim de produção e fechamento de lojas, vocês irão conferir nesta sexta-feira (26), tudo sobre o triste adeus de montadora de carros no Brasil após um século que ainda impacta muita gente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, no ano de 2020, a Ford fechou como a quinta montadora que mais vendeu carros no Brasil. Contudo, foi a própria que acabou encerrando o fim das suas produções em solo brasileiro. No entanto, para a felicidade de muitos fãs da marca, a empresa continuará comercializando seus produtos no país.
Para melhor entender, apesar de continuar vendendo produtos no Brasil, serão apenas veículos importados, principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford, inclusive, ainda afirmou que todos os clientes ainda continuarão tendo assistência de manutenção e garantia.
O Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia e o campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo, foram mantidos, segundo o portal Auto Esporte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de um comunicado feito pela própria empresa, foi explicado que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
A montadora afirmou que “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas” e que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, “o que não é mais sustentável”, em carta a concessionários que foi obtida pela Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis”, dizia a carta aos revendedores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2023 foi divulgado que, alguns anos após encerrar a produção de veículos no Brasil, a Ford celebrou o melhor momento no país em muito tempo. Os volumes são menores do que quando havia fábricas, mas a empresa hoje é mais rentável e tem uma linha de produtos mais alinhada ao que existe nos Estados Unidos.
Encerrar a atividade industrial de 101 anos (a Ford foi a primeira empresa a montar veículos no Brasil) sem deixar os donos de modelos da marca na mão, demitir mais de 6 mil funcionários, preservar a imagem e elevar a lucratividade do negócio, sem dúvidas, não é pra qualquer uma. Por isso, a Ford segue sendo a gigante que sempre foi.
Qual carro da Ford é o mais vendido?
O Ford F-Series. Sem surpresas. A Ford F-Series tem sido o veículo mais vendido nos Estados Unidos há anos e a picape mais vendida nos Estados Unidos há quase meia década, e isso provavelmente não mudará tão cedo.