Adeus!
Fim de produções no Brasil: Adeus vital de rival da Fiat e a confirmação de Bonner no JN às pressas
11/09/2024 às 14h50
Fabricante de carros populares e famosos entre os brasileiros anuncia fim de produções no Brasil e Bonner confirma encerramento de produção por todo o país no Jornal Nacional
Montadora muito famosa entre os consumidores brasileiros e rival da Fiat anuncia o encerramento de atividades no Brasil e William Bonner confirma o fim das produções de carros populares no Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A indústria automobilística brasileira sofreu hoje um baque histórico. A montadora Ford anunciou o fim da produção de veículos no país”, informou o jornalista em janeiro de 2021.
Portanto, de acordo com informações do telejornal, a fabricante anunciou em 2021 o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século no mercado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no país, em 1919. Em mais de um século de operações, liderou por diversas vezes o mercado nacional até ser sufocada, nos últimos anos, pela concorrência acirrada e o desaquecimento da economia.
Em comunicado divulgado para a imprensa, a fabricante diz que a decisão foi tomada “à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a empresa citou ainda a recente desvalorização das moedas na região, que “aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis”, e mencionou a pandemia e a ociosidade nas linhas de produção, “com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil”.
A montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller. No entanto, a empresa continua comercializando produtos no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Um baque histórico”: Rival N°1 da Chevrolet tem ADEUS vital anunciado por Bonner no JN
● Apagão: Ford acaba de emitir comunicado e decreta recolhimento de carro nº1 das ruas por risco grave
● Carro popular da Ford por menos de R$ 37 mil pra você comprar antes do Natal
Os produtos são importados principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford disse ainda que todos os clientes seguem com assistência de manutenção e garantia.
Dentre as instalações, foi mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, além do núcleo de pesquisas, a empresa mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, um centro de provas, que está em operação desde 1970 — foi o primeiro do Brasil. Atualmente, o espaço está em fase final de obras de infraestrutura para receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em vários mercados.
“A Ford virou uma grande importadora com área de inteligência”, diz o consultor independente Milad Neto. “O Brasil tem excelência em engenharia, somos muito criativos. Temos chance de nos tornar protagonistas no cenário de engenharia de mobilidade.”
Quais empresas a Ford tem em seu portfólio?
Além da própria marca, a fabricante é dona da norte-americana Lincoln e da brasileira Troller. A empresa ainda detém 8% da britânica Aston Martin, 32% da chinesa Jiangling Motors, sem contar as joint ventures na China, Rússia, Tailândia, Taiwan e Turquia.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.