Um dos produtos mais utilizados nos últimos anos está com a sua venda proibida em todos os supermercados
Um dos produtos mais utilizados pelos brasileiros nos últimos anos tem o seu fim confirmado a partir desta terça-feira (30). Os principais supermercados do país, como Pão de Açúcar e Max Atacadistas não podem mais estar com ele nas prateleiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos é comum que diversos produtos saiam de cena, por uma grande variedade de motivos, mas esse em específico chama a atenção. Isso porque sua venda estava proibida, mas foi novamente liberada e agora deu adeus novamente.
De acordo com o portal ‘O Globo’, os supermercados não podem mais vender álcool líquido. Sua venda estava liberada pela Anvisa para ajudar no combate à pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, agora volta a proibição de venda, essa medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano de 2024. Porém, por conta da RDC N° 766, os supermercados como Pão de Açúcar e Max Atacadista, dentre outros, tiveram até o último dia 29 de abril para acabar com o estoque.
Motivo da proibição
De acordo com a Anvisa, o álcool líquido, apesar de ter a mesma concentração que o em gel, tem mais riscos de derramamento pelo corpo, o que pode gerar graves queimaduras em acidentes domésticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, as crianças são as principais vítimas desses acidentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), não concorda com a decisão da Anvisa de voltar coma proibição do produto. “Retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, proteção contra doenças, incluindo a Covid-19”, relataram.
O álcool em gel está à venda?
Apesar do álcool em gel também possuir 70% de álcool, possui a aprovação da Anvisa. O principal motivo é que pelo fato de ser em gel, corre menos risco de escorrer e causar queimaduras em seus usuários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE