Empresa esteve por longas décadas no país, mas precisou encerrar atividades depois de enfrentar crise financeira
Um ranking da Abras, divulgado em abril, revelou que o Assaí Atacadista é o 2º maior supermercado funcionando no Brasil. Hoje, a companhia tem mais de 290 unidades e teve um faturamento de R$ 72,7 bilhões em 2023, ficando apenas atrás do Carrefour.
Em contrapartida, no mesmo ano, um antigo rival enfrentou uma situação contrária. No mês de julho, uma importante rede varejista deixou oficialmente o Brasil. Foram 50 anos de história, mas, em meio à forte concorrência no setor, o grupo decidiu mudar as estratégias.
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Para quem não acompanhou, desde a pandemia, o Makro, que é holandês, vendeu 29 lojas para o Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio à uma negociação bilionária, após eles também abandonarem o setor em outros países, como parte de um plano interno.
Segundo o Estadão, o Makro chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. O Grupo Carrefour, que também controla o Atacadão, assumiu parte das unidades por um investimento de R$ 1,95 bilhão.
Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico nacional. Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão da rede, o que afastava boa parte dos clientes que não queriam criar vínculo. O plano chegou a ser alterado, mas não arcou com o prejuízo.
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O Grupo Carrefour, aliás, foi líder de faturamento em 2023. Foram mais de R$ 115,4 bilhões movidos pela empresa de supermercados, mantendo distância de R$ 42,7 bilhões do 2º lugar, ocupado pelo Assaí Atacadista. O Makro, que não conseguiu entrar na briga, fez sua nota de despedida no mesmo período.
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil. Em todos esses anos, estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos”, anunciou o comunicado.
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Quem é o dono do Makro?
Os supermercados, que abandonaram as atividades em território nacional, eram administrados pelo SHV, da Europa, que tem grande popularidade no meio empresarial. Eles também são responsáveis por outras marcas, como distribuidoras de gás e energia.
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